terça-feira, 13 de janeiro de 2009

EMPOWERMENT

Administrador Alcenisio Técio Leite de Sá

Empowerment é uma nova tendência no campo da administração das empresas, que vem quebrar o paradigma da verticalização. Pretende incentivar os funcionários a participar ativamente da organização. É o compartilhamento de poder , é a delegação de poder ou autoridade a subordinados. Espera-se que os subordinados possam agir mais livremente para realizar suas atribuições.
Hoje com a competitividade global, os tomadores de decisões dependem mais das comunicações que do poder. Esta tendência consiste em transferir o poder das salas dos executivos para as mãos dos funcionários.
Como exemplo de implantação do Empowerment, podemos citar os casos da HP, GE, Boeing e Carterpillar. elas desenvolveram uma cultura interna singular e uma filosofia de gerência que dá ênfase ao envolvimento do empregado e o empowerment dos mesmos. O empowerment aumenta a quantidade total de poder da organização. Experiências recentes mostram que a delegação de poder cria um volume maior de poder, de tal forma que todos recebem mais poder. Por outro lado o empowerment aumenta a motivação dos empregados, visto que a maioria das pessoas entram na organização com o desejo de fazer um bom trabalho. Delegar poder aos funcionários significa dar-lhes quatro elementos que capacitam a agir mais livremente para realizar mais tarefas: informações, poder, conhecimento e recompensas.
As fases ou princípios que norteiam a implementação do empowerment: primeiro os funcionários recebem as informações sobre o desempenho da empresa, segundo os funcionários têm conhecimento e habilidade para contribuir para as metas da empresa, terceiro os funcionários têm poder para tomar decisões importantes, quarto os funcionários são recompensados segundo o desempenho da empresa.
O empowerment vem sendo aplicado através de delegação de autoridade a funcionários nos diversos níveis hierárquicos, conforme a simplicidade ou complexidade, vai do pleno ou restrito. Em suma os programas de empowerment são difíceis de implementar em organizações tradicionais, porque aniquilam hierarquias, quebram as camadas de poder e desequilibram a balança familiar do poder. Por isso aconselhamos que comecemos com pequenos passos, evitando traumas. Os funcionários não deverão mais andar no mesmo passo, mas todos deverão caminhar na mesma direção. As comunicações devem ser abertas para que os funcionários entendam o que está acontecendo, caso contrário não usarão o poder. Somente com a ampliação do poder e da participação nas organizações através do empowerment as empresas poderão obter sucesso de longo prazo.


Alcenisio Técio Leite de Sá
Adm. e Prof. Universitário E-mail: tecioleite@bol.com.br

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