sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

PESQUISA DE MARKETING PARTE I

O marketing é um processo que engloba o: Planejamento; execução; concepção; aperfeiçoamento e promoção de idéias, bens e serviços, objetivando favorecer trocas que venham á satisfazer os objetivos individuais e organizacionais.Assim sendo, os administradores de marketing possuem como função básica estimular estas trocas, seguindo o conceito do “Princípio Certo”, ou seja, oferecem os bens e serviços certos para as pessoas certas, na hora certa e ao preço certo, usando as técnicas de promoção certas.

Desta forma, Gerentes de Marketing controlam inúmeros fatores que em última análise determinam o sucesso ou fracasso do marketing e conseqüentemente da empresa.Sob esta óptica e objetivando tomar as decisões certas, o administrador necessita de informações para proceder eficazes tomadas de decisões. E a pesquisa de marketing, é o meio básico para se obter estas informações.

No intuito de atingir suas metas, as organizações, adotam o conceito de marketing, que requer três orientações básicas, sendo elas:

Orientação para o consumidor  Significa procurar e identificar as pessoas ou empresas mais propensas a produzir e comprar um produto ou serviço, que venha a atender as necessidades do seu público alvo, mais eficazmente que a concorrência.

Orientação de Metas e objetivos  A empresa só estará orientada para o consumidor na medida em que também atinja as suas metas e objetivos empresariais.

Orientação de sistemas  O sistema é um todo organizado ,ou um grupo de diversas unidades que formam um todo integrado, que operam de forma uníssona.

Definição de Mercado-Alvo X MIX de Marketing.

Após a identificação de um mercado-alvo, deveremos proceder com a criação de um Mix de marketing, ou seja, a fusão eficaz de estratégias de : Produto / serviço; precificação; promoção; ofertas e distribuição.
Uma vez definido este MIX, é importante salientar que o mesmo, deverá ser alterado no decorrer do tempo, devido às mudanças do ambiente externo . Este novo MIX, poderá ter: gostos, necessidades, rendas, estilos de vida e hábitos de compra diferente dos consumidores iniciais. Desta forma, entendemos que a pesquisa de marketing é o principal instrumento para se compreender este ambiente. Por conseguinte a compreensão deste ambiente ajuda a empresa não apenas a alterar seu MIX de marketing atual, mas também a identificar novas oportunidades.
Portanto a Pesquisa de Marketing desempenha dois importantes papéis no sistema de marketing.
Em primeiro lugar a Pesquisa faz parte do processo de feedback da inteligência de marketing, abastecendo as tomadas de decisões, com dados sobre a eficiência do MIX de marketing atual, e fornece percepções para as mudanças necessárias. Em segundo lugar, é a principal ferramenta para identificar as oportunidades mais lucrativas para os gestores de marketing.

Afinal O Que É Pesquisa De Marketing?

Com base nas afirmações acima efetuadas concluímos que a PESQUISA DE MARKETING consiste no Planejamento, coleta e análise dos dados e fatos relevantes aos problemas relativos a transferência e venda de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor,com o objetivo único de ser um instrumento norteador para futuras tomadas de decisões do marketing e para a comunicação dos resultados desta análise à administração.

FUNÇÕES DA PESQUISA DE MARKETING.

A pesquisa de marketing exerce três funções básicas:
1.Função descritiva  Inclui a coleta e apresentação dos fatos
2.Função diagnostica  Onde os dados e as ações são explicadas.
3.Função Prognostica  Especifica o modo de usar as pesquisas descritiva e diagnóstica para prever os resultados de uma decisão de marketing planejado. Serve para indicar, como podemos tirar vantagens das novas oportunidades à medida que surgem em um mercado em constante mutação.

Adm De Marketing PROATIVA X REATIVA.

Através do conhecimento profundo dos fatores que causam impacto no mercado alvo e no MIX de marketing, a administração poderá ser : PROATIVA ou REATIVA.

A ADM. PROATIVA altera o MIX de acordo com os novos padrões emergentes no macro ambiente, ao passo que a ADM REATIVA, espera a mudança causar um grande impacto na empresa para depois atuar em seu MIX. Com isso concluímos que:
A VISÃO REATIVA, entende a turbulência do Mercado como “Ameaça”, enquanto que a VISÃO PROATIVA, enxerga este ambiente como “Oportunidade”.
O GERENTE PROATIVO, busca continuamente novas oportunidades no mercado em constante transformação, tanto com clientes existentes como clientes potenciais. Ele não apenas examina mercados emergentes,como também procura, por meio de planejamento estratégico, desenvolver uma estratégia de marketing de longo prazo para a empresa. Esta estratégia orientará o uso dos recursos da organização com base em sua capacidade instalada e projetada e prognóstico do mercado alvo.
Paralelamente, um bom plano estratégico, é baseado em uma eficaz pesquisa de mercado, e ajuda a empresa atingir seus objetivos e metas ao longo do período. Em contra partida a má execução de um planejamento estratégico poderá ameaçar a sobrevivência da empresa.

Pesquisa Aplicada X Pesquisa Básica

Toda PESQUISA APLICADA de marketing é implementada como objetivo de se adquirir uma melhor noção sobre o mercado, ou descobrir porque uma determinada estratégia não funcionou, ou para diminuir incertezas na tomada de decisões.

A PESQUISA BÁSICA OU PURA, em contra partida, tenta expandir as fronteiras do conhecimento, é uma pesquisa que não tem como objetivo um problema pragmático específico. Ela tem como objetivo oferecer uma confirmação adicional de uma teoria (hipótese) existente, ou proporcionar um maior entendimento sobre um conceito ou fenômeno. De forma geral, as pesquisas básicas não podem ser implementadas pelos administradores em curto prazo. Geralmente são conduzidas por órgão como:

Quais são as Questões Fundamentais da Pesquisa de Mercado
A quem se deve vender; >>> Público alvo.
O que se deve vender; >>> Produto.
Como se deve vender. >>> Composto promocional e de comunicação
Quando se deve vender >>> Período de Venda ou Sazonalidade
Onde se deve vender >>> Pontos e canais de distribuição
Por quanto se deve vender >>> Precificação do produto

Alguns Focos e Estudos da Pesquisa de mercado:
Logística;
A organização;
A concorrência; ( com foco no composto de Mkt doconcorrente)
O preço ótimo; (ou seja o Preço justo, aquele que os clientes estão dispostos a pagar)
A periodicidade de estudo do problema; (sazonalidade)
Estrutura organizacional da empresa.(tipo de sociedade, seu organograma)

A pesquisa objetiva propor orientações para definições de:
Política de vendas;
Desenvolvimento de produtos e novos produtos;
Descoberta de nichos e segmentos de mercados (explorados / não explorados / mal explorados)
Política de promoção;
Políticas de comunicação;
Estruturação da comercialização e distribuição.

E-MAIL; tecioleite@bol.com.br Cel:(98) 8849-1570

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