domingo, 5 de setembro de 2010

MUSICA NA ADMIISTRAÇÃO

Prof. Esp.Alcenisio Técio Leite de Sá

Letra, Harmonia, Compasso, Notas, Tom, Musicalidade, Grupo musical, músicos escutam essas palavras diariamente já empreendedores e administradores escutam mais palavras como , trabalho em equipe, união, dedicação, competência, inovação. Mas qual a relação entre essas duas distintas profissões?

Hoje em todo o mundo, sempre haverá pessoas que gostam escutam e curtem algum estilo musical, algum cantor ou musico preferido. E será sempre assim. Musica para muitos traz a tranqüilidade para outros traz a inspiração e para alguns traz o meio de sustento de sua vida e de sua família.

A carreira de musico é longa, exige dedicação, competência, persistência, estudo, inovação e muito mais.

Qual a semelhança que isso pode levar a carreira de um administrador?
Uma simples palavra responde, TODAS.

Para chegar a ser um bom gestor, líder, administrador, exige dedicação, muito estudo, inovação e muito mais empreendedorismo.

Quando se trabalha em grupo de uma empresa trabalhamos regidos por um líder ou em musica podemos chamá-lo de maestro, temos as rotinas de trabalho e o que cada pessoa irá fazer de maneira correta na hora certa no momento certo sempre buscando a eficiência e mais a eficácia, na musica se trabalha da mesma forma busca-se sempre organizar cada momento. Na administração vemos muitos talentos ou gênios administrativos sejam em estudos ou em exercício, da mesma forma vemos na musica, grandes talentos que se destacam e que demonstram o seu potencial em pequenos detalhes que fazem a diferença.

Em uma banda, orquestra ou simplesmente uma dupla ninguém consegue o resultado se não tiver união, se não tiver liderança e principalmente se não obtiver dedicação. Simples? Nada, como todo gestor de equipe sabe, um dos grandes desafios em organização é o chamado Ser Humano, onde nem preciso entrar em detalhes para falar das dificuldades que apresentam ao liderar varias pessoas de etnias diferentes.

Em uma organização seja ela de grande ou pequeno porte todas enfrentam momentos críticos em sua gestão financeira, e para um musico também não é fácil, gerar bem seus gastos e conseguir reinvestir para obter melhor qualidade em seu trabalho, isso deve lembrar a sua empresa, não?

Esses são alguns fatores que levam essas duas profissões se igualarem em requisitos que vivenciam em empresas de vários tamanhos. Observe a carreira de um musico e verá o quanto pode aprender com ele.

www.tecioleite.blogspot.com E-Mail: tecioleite@bol.com.br Cel.: (98)8849-1570

Nenhum comentário: