segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O POVO HEBREU E SEUS ANTECEDENTES HISTÓRICOS

1.Os hebreus eram pastores nômades da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão , deslocaram-se para a Palestina, em busca da Terra Prometida , a terra da abundância.

2.TORÁ - Os cinco primeiros livros da Bíblia constitui o Pentateuco. Para os judeus a palavra de Deus é o maior valor da face da terra:

3.A História do povo hebreu tem início no século XX a.C quando Abraão, vindo da cidade de Ur, na Caldéia entra na Palestina.

4.Abraão nasceu na cidade de Ur, antiga Mesopotâmia, entre a Arábia e a Pérsia, aproximadamente 2.000 anos antes de Cristo. Foi o primeiro patriarca hebreu, que quer dizer, chefe de uma antiga família do povo hebreu.

5.Quando Abraão chegou à Palestina, encontrou os cananeus e os filisteus com os quais teve que lutar para conquistar as terras da Palestina

6.Os palestinos dedicavam-se ao pastoreio. Cultivavam trigo, cevada, oliveira, figueira e favas o que contribuiu para sua sedentarização .

7.A comunidade familiar na palestina era patriarcal. O poder passava do pai para o filho mais velho. .

8.A grande seca motivou a ida do povo hebreu para o Egito. O que conhecemos como ÊXODO Moisés foi o libertador do povo Hebreu, conduzindo-o de volta à terra prometida a Abraão.

9.O êxodo ainda continua: no dia-a-dia dos palestinos. Apavorados com os ataques de Israel, sem pátria e estrangeiros em sua própria terra. Enquanto não se construir também um Estado Palestino os confrontos entre palestinos e Israel vai continuar
10. No Monte Sinai onde, segundo a Bíblia Sagrada, Deus deu as tábuas da Lei a Moisés.

11.Objeto sagrado do Templo Judaico. É um altar onde se queimava os holocaustos, oferendas e sacrifícios a Deus

12.Davi mata o Golias O gigante Golias é morto por uma criança, segundo a Bíblia. O que significa isso? Golias é um filisteu que representa o povo que já habitava a Palestina quando da chegada de Abraão. Davi é ungido rei de Israel por pelo profeta Samuel.

13.Reino de Davi

14.Símbolos judeus Ao lado: Estrela de Davi encontrada numa antiga sinagoga em Cafarnaum

15.A estrela de Davi, provavelmente era a montagem das duas letras dalef de seu nome

16.A Religião Monoteísta dos Judeus

17.Os hebreus adoravam um Deus único e universal, criador de todas as coisas: Javé. Os hebreus eram monoteístas . Tora

18.O Deus hebraico era onipotente, onipresente, justo e misericordioso. Realizara uma aliança com os hebreus, o povo eleito. Os hebreus aguardavam a vinda de um Messias redentor, anunciado pelos profetas como Isaías, Jeremias ou Ezequiel.

19.Sinai

20.Uma violenta seca que assolou a terra dos hebreus obrigou-os ao exílio nas terras do Egito, onde foram submetidos à escravatura e sofreram duras provações. Até que Moisés libertou o povo de Israel, conduzindo-o através do Mar Vermelho e da Península do Sinai , de regresso à Terra Prometida. Foi o êxodo do povo de Israel.

21.Aí, no Monte Sinai, segundo a Bíblia, Moisés recebeu de Deus as Tábuas da Lei, contendo os Dez Mandamentos.

22.Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, dessa casa da escravidão. Não terás outros deuses diante de Mim.... Não invocarás em vão o Nome do Senhor teu Deus.... Guarda o dia do Sábado para o santificar Honra teu pai e tua mãe...
Não matarás.
Não cometerás adultério.
Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo.
Não desejarás a mulher do teu próximo; Não cobiçarás… nada que pertença ao teu próximo.

23.Depois de perambularem durante décadas pelo deserto, os hebreus viriam a fundar o reino de Israel. Saul foi o primeiro rei (XI a.C.), sucedendo-lhe David , em cujo reinado se viveu uma época de prosperidade. Sucedeu-lhe o filho Salomão .

24.O Templo de Jerusalém, mandado edificar pelo rei Salomão no séc. X a. C., era o local sagrado dos hebreus.

25.Passado esse tempo de prosperidade, no séc. VIII a. C., os judeus foram atacados e submetidos pelos assírios e depois pelos babilónios. Foi o tempo do cativeiro da Babilónia. Judeus aprisionados pelos invasores assírios Portas de Ishtar; Bagdad


26.Portas de Ishtar Pergamon Museum Berlim

27.Os judeus regressariam depois ao seu reino, reconstruindo o templo de Jerusalém que havia sido destruído, até que…

28.… foram conquistados pelos romanos, no séc. I a.C.
29.Em 1948, a Assembleia Geral da O.N.U. decretou a criação do estado de Israel.

30.Desde então, tem-se travado um conflito com os palestinianos que reivindicam o direito a um estado no mesmo território.

Nenhum comentário: