sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O MARKETING NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

O Marketing sempre foi envolto em muito folclore a respeito de sua utilização e um dos maiores mitos a seu respeito seja o de que o Marketing é coisa apenas para as grandes empresas.

Este é um conceito que vem mudando pouco a pouco nos últimos anos e as PME’s (Pequenas e Médias Empresas) vem se utilizando cada vez mais das técnicas de Marketing com a finalidade de imprimirem diferenciais competitivos e alavancarem as suas vendas e faturamento.

O Marketing atende as exigências de todos os tipos, tamanhos e segmentos de organização, de empresas. Cabe apenas a adequação das melhores técnicas a serem utilizadas em função do montante disponível de recursos da organização, ou seja, até quanto a empresa poderá gastar.

Alguns pontos que são de difícil administração e controle nas grandes empresas passam a ser pontos fortes nas pequenas, como por exemplo, a sinergia entre os departamentos. Nas PME’s, em face de sua estrutura pouco complexa e com poucos degraus hierárquicos, a implementação de uma política visando à satisfação do consumidor é de mais fácil assimilação.

A questão do envolvimento é outro fator a favor das pequenas. Como normalmente o centro decisor de uma pequena empresa é seu dono, quando este toma a decisão por uma ação de Marketing se torna o condutor natural do processo e o exemplo para todos dentro da sua organização. Ao contrário do que muitos empresários pensam, várias ações de Marketing não são necessariamente atreladas a vultosas somas de recursos.

As PME’s podem valer-se de técnicas de Marketing que inicialmente não demandam grandes investimentos, apenas exigem o aconselhamento de um profissional experiente, além de muito comprometimento, vontade e paciência até que os resultados comecem a aparecer. Para iniciarmos qualquer ação de Marketing temos de colocar de lado nossas ansiedades e aquela crença de que o Marketing produz “milagres”, ou seja, resultados praticamente imediatos.
Como diria João de Simoni, presidente da Academia Brasileira de Marketing: “Se você pensa que o Marketing é um assunto apenas para grandes empresas, é melhor mudar de opinião. O Marketing pode e deve ser feito até pelo mendigo!”.

E-Mail; tecioleite@bol.com.br
PESQUISA DE MARKETING PARTE I

O marketing é um processo que engloba o: Planejamento; execução; concepção; aperfeiçoamento e promoção de idéias, bens e serviços, objetivando favorecer trocas que venham á satisfazer os objetivos individuais e organizacionais.Assim sendo, os administradores de marketing possuem como função básica estimular estas trocas, seguindo o conceito do “Princípio Certo”, ou seja, oferecem os bens e serviços certos para as pessoas certas, na hora certa e ao preço certo, usando as técnicas de promoção certas.

Desta forma, Gerentes de Marketing controlam inúmeros fatores que em última análise determinam o sucesso ou fracasso do marketing e conseqüentemente da empresa.Sob esta óptica e objetivando tomar as decisões certas, o administrador necessita de informações para proceder eficazes tomadas de decisões. E a pesquisa de marketing, é o meio básico para se obter estas informações.

No intuito de atingir suas metas, as organizações, adotam o conceito de marketing, que requer três orientações básicas, sendo elas:

Orientação para o consumidor  Significa procurar e identificar as pessoas ou empresas mais propensas a produzir e comprar um produto ou serviço, que venha a atender as necessidades do seu público alvo, mais eficazmente que a concorrência.

Orientação de Metas e objetivos  A empresa só estará orientada para o consumidor na medida em que também atinja as suas metas e objetivos empresariais.

Orientação de sistemas  O sistema é um todo organizado ,ou um grupo de diversas unidades que formam um todo integrado, que operam de forma uníssona.

Definição de Mercado-Alvo X MIX de Marketing.

Após a identificação de um mercado-alvo, deveremos proceder com a criação de um Mix de marketing, ou seja, a fusão eficaz de estratégias de : Produto / serviço; precificação; promoção; ofertas e distribuição.
Uma vez definido este MIX, é importante salientar que o mesmo, deverá ser alterado no decorrer do tempo, devido às mudanças do ambiente externo . Este novo MIX, poderá ter: gostos, necessidades, rendas, estilos de vida e hábitos de compra diferente dos consumidores iniciais. Desta forma, entendemos que a pesquisa de marketing é o principal instrumento para se compreender este ambiente. Por conseguinte a compreensão deste ambiente ajuda a empresa não apenas a alterar seu MIX de marketing atual, mas também a identificar novas oportunidades.
Portanto a Pesquisa de Marketing desempenha dois importantes papéis no sistema de marketing.
Em primeiro lugar a Pesquisa faz parte do processo de feedback da inteligência de marketing, abastecendo as tomadas de decisões, com dados sobre a eficiência do MIX de marketing atual, e fornece percepções para as mudanças necessárias. Em segundo lugar, é a principal ferramenta para identificar as oportunidades mais lucrativas para os gestores de marketing.

Afinal O Que É Pesquisa De Marketing?

Com base nas afirmações acima efetuadas concluímos que a PESQUISA DE MARKETING consiste no Planejamento, coleta e análise dos dados e fatos relevantes aos problemas relativos a transferência e venda de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor,com o objetivo único de ser um instrumento norteador para futuras tomadas de decisões do marketing e para a comunicação dos resultados desta análise à administração.

FUNÇÕES DA PESQUISA DE MARKETING.

A pesquisa de marketing exerce três funções básicas:
1.Função descritiva  Inclui a coleta e apresentação dos fatos
2.Função diagnostica  Onde os dados e as ações são explicadas.
3.Função Prognostica  Especifica o modo de usar as pesquisas descritiva e diagnóstica para prever os resultados de uma decisão de marketing planejado. Serve para indicar, como podemos tirar vantagens das novas oportunidades à medida que surgem em um mercado em constante mutação.

Adm De Marketing PROATIVA X REATIVA.

Através do conhecimento profundo dos fatores que causam impacto no mercado alvo e no MIX de marketing, a administração poderá ser : PROATIVA ou REATIVA.

A ADM. PROATIVA altera o MIX de acordo com os novos padrões emergentes no macro ambiente, ao passo que a ADM REATIVA, espera a mudança causar um grande impacto na empresa para depois atuar em seu MIX. Com isso concluímos que:
A VISÃO REATIVA, entende a turbulência do Mercado como “Ameaça”, enquanto que a VISÃO PROATIVA, enxerga este ambiente como “Oportunidade”.
O GERENTE PROATIVO, busca continuamente novas oportunidades no mercado em constante transformação, tanto com clientes existentes como clientes potenciais. Ele não apenas examina mercados emergentes,como também procura, por meio de planejamento estratégico, desenvolver uma estratégia de marketing de longo prazo para a empresa. Esta estratégia orientará o uso dos recursos da organização com base em sua capacidade instalada e projetada e prognóstico do mercado alvo.
Paralelamente, um bom plano estratégico, é baseado em uma eficaz pesquisa de mercado, e ajuda a empresa atingir seus objetivos e metas ao longo do período. Em contra partida a má execução de um planejamento estratégico poderá ameaçar a sobrevivência da empresa.

Pesquisa Aplicada X Pesquisa Básica

Toda PESQUISA APLICADA de marketing é implementada como objetivo de se adquirir uma melhor noção sobre o mercado, ou descobrir porque uma determinada estratégia não funcionou, ou para diminuir incertezas na tomada de decisões.

A PESQUISA BÁSICA OU PURA, em contra partida, tenta expandir as fronteiras do conhecimento, é uma pesquisa que não tem como objetivo um problema pragmático específico. Ela tem como objetivo oferecer uma confirmação adicional de uma teoria (hipótese) existente, ou proporcionar um maior entendimento sobre um conceito ou fenômeno. De forma geral, as pesquisas básicas não podem ser implementadas pelos administradores em curto prazo. Geralmente são conduzidas por órgão como:

Quais são as Questões Fundamentais da Pesquisa de Mercado
A quem se deve vender; >>> Público alvo.
O que se deve vender; >>> Produto.
Como se deve vender. >>> Composto promocional e de comunicação
Quando se deve vender >>> Período de Venda ou Sazonalidade
Onde se deve vender >>> Pontos e canais de distribuição
Por quanto se deve vender >>> Precificação do produto

Alguns Focos e Estudos da Pesquisa de mercado:
Logística;
A organização;
A concorrência; ( com foco no composto de Mkt doconcorrente)
O preço ótimo; (ou seja o Preço justo, aquele que os clientes estão dispostos a pagar)
A periodicidade de estudo do problema; (sazonalidade)
Estrutura organizacional da empresa.(tipo de sociedade, seu organograma)

A pesquisa objetiva propor orientações para definições de:
Política de vendas;
Desenvolvimento de produtos e novos produtos;
Descoberta de nichos e segmentos de mercados (explorados / não explorados / mal explorados)
Política de promoção;
Políticas de comunicação;
Estruturação da comercialização e distribuição.

E-MAIL; tecioleite@bol.com.br Cel:(98) 8849-1570

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

OS 10 MANDAMENTOS DOS VASCAINOS

1º Todos os times tem uma torcida. O VASCO é uma torcida que tem um time;

2º O maior defeito da cidade de Rio é não se chamar VASCO;

3º O VASCO nao tem um texto, tem uma historia belissima...

4º A torcida do VASCO vai ver o time jogar, e não apenas ganhar;

5º VASCAINO fanático é redundante. Ser VASCAINO já significa ser fanático;

6º O VASCO é mais do que um time de futebol. É uma legião;

7º Quando o VASCO perde, a alma do mundo entristece;

8º O VASCO ta na veia, no sangue, nas arterias, no coraçao, na cabeça, no peito, na camisa, na vontade de vencer, nas glórias, na fama...

9º Com ou sem razão, o VASCAÍNO tem sempre razão;

10º A Cruz de Malta nao é uma simples Cruz, é a Cruz de VASCO DA GAMA, um dois maiores navegadores...

TIPOS DE MOTORISTAS

Conheça alguns tipos de motoristas com os quais nos deparamos no trânsito todos os dias. E saiba como agir na “companhia” deles.

TIPOS COMO SE PREVENIR

O MAL-EDUCADO
Desrespeita sinais, pedestres, idosos, crianças e principalmente se irrita com os demais que respeitam tudo isso. Xinga por qualquer motivo e responde com grosseria a qualquer advertência, mas, quando passa perto da polícia, treme de medo e engole a própria língua.
Não discuta nada com esse tipo de motorista.
Ele dificilmente assumirá a culpa de seus próprios erros procurando sempre acusar outras pessoas.
Mesmo que você esteja com a razão, fique na sua e trate de cair fora da situação.

O APRESSADINHO
Impaciente, não dirige dentro da sua faixa e fica irritado com quem dirige com a velocidade moderada em sua frente.
É adepto da “Lei de Gerson”, e quer se aproveitar de qualquer oportunidade, mesmo que para isso tenha de passar por cima das regras de trânsito.
Não tente competir com ele por algum espaço ou pela mudança de faixa.
Deixe que ele aproveite as oportunidades. Os apressadinhos quase sempre acabam por se envolver em encrencas.

O DESLIGADO
Não é apressado e nem mal-educado. Apenas está quase sempre no mundo da lua.
Dirige como se estivesse flutuando, invadindo faixas, fechando os cruzamentos, conversando com os outros passageiros, etc.
Mantenha distância.
Suas reações provavelmente serão imprevisíveis.
Se tiver de ultrapassá-lo, tente chamar sua atenção e tenha certeza de que ele o está vendo.

O EXIBICIONISTA
É facilmente reconhecido. Dirige com o braço apoiado na porta e geralmente exibindo um relógio importado ou pulseiras de ouro.
Está quase sempre acompanhado por uma “gatinha” ou fazendo do trânsito uma oportunidade para paquera. Acha que é o dono do mundo.

Este tipo também apresenta as mais variadas reações no trânsito.
Tudo depende das circunstâncias do momento, da eventual paquera, ou de qualquer outra forma de chamar a atenção.
Fique atento às suas manobras.

O SÓBRIO
Está quase sempre sob o efeito de bebidas alcoólicas e com os reflexos alterados.
Comportamento imprevisível e, quando questionado sobre o seu estado de embriaguez, diz que está tudo bem.
Considera-se sempre responsável e corresponde a um dos maiores perigos encontrados no trânsito.
Fique longe do alcance de suas manobras.
Nunca tente interpretar as suas intenções, pois elas certamente serão as mais imprevisíveis.
O álcool e as drogas são causadores dos acidentes de maior gravidade no trânsito.