terça-feira, 20 de julho de 2010

PARADIGMAS APLICADOS AOS PRINCÍPIOS DA QUALIDADE

Prof.Esp. Alcenisio Técio Leite de Sá

Transformar a forma de administração das empresas para a filosofia da qualidade total esbarra na resistência às mudanças. Esse fenômeno é uma questão de paradigma.
Paradigma é um conjunto de regras, regulamentos, padrões ou rotinas, nem sempre reconhecíveis, que mostra como resolver problemas dentro de certos limites.

Paradigmas influenciam fortemente a maneira de ver e analisar problemas, afetando sensivelmente as decisões. Impedem a previsão do futuro, bloqueiam a criatividade, filtram novas experiências. Mudar de paradigma significa enxergar novas formas de fazer as coisas antigas.

O fenômeno chamado de "efeito paradigma" pode cegar empresários diante de novas oportunidades, fazer com que vendedores não percebam novos mercados e que gerentes não considerem novas formas mais eficazes de administrar negócios e pessoas.

OS PARADIGMAS E AS EMPRESAS
Em nossa vida lidamos com paradigmas o tempo todo. Na vida das empresas não é diferente. Na cultura das empresas existe uma série de paradigmas que, quando presentes, dificultam a implantação de programas de gestão como a qualidade total. Faz-se necessário que todos estejam conscientes das implicações destes paradigmas para que possam mudá-los.

A seguir, elencamos alguns desses paradigmas famosos.
Convoque o seu pessoal e faça uma reflexão sobre o assunto e verá quanto ainda há por mudar. Mãos à obra.
1.O segredo é a alma do negócio. Todos na empresa devem saber quais são os objetivos e metas para que possam vestir a camisa e atingir os objetivos propostos.
2.Em time que ganha não se mexe. Mexer na essência da mudança, em busca do sucesso.
3.O olho do dono é que engorda o boi. Saber delegar para envolver e comprometer toda a equipe.
4.O paradigma dos negócios mudará de "fazer um produto para oferecer um serviço"
5.Errar é humano para: acertar é humano.
6.Cachorro velho não aprende novos truques para: cachorro velho também aprende novos truques. Nunca é tarde para iniciar a mudança.
7.Santo de casa não faz milagres para santo de casa é quem faz milagres. Aproveite os talentos que há dentro de casa. Deixe fluir as potencialidades em proveito da empresa.
8.Casa de ferreiro espeto de pau para: casa de ferreiro, espeto de ferro. Enraizar nos pensamentos, nas palavras e obras os mandamentos da qualidade.
9.Os clientes têm sempre razão para: os clientes têm sempre suas razões.
10.O cliente é um chato. Ele só quer ser atendido de maneira diferente.
11.Não trocamos mercadorias aos sábados. Por que, se é uma oportunidade de termos em nossa empresa novamente o cliente?
12.Marketing e qualidade são coisa para grandes empresas. Marketing e qualidade são coisas de grandes empresários.
13.O bom vendedor já nasce pronto. O bom vendedor é prestador de serviços que atende as necessidades dos clientes.
14.Quem vende na empresa são os vendedores. Todos são vendedores.
15.Qualidade é coisa do departamento da qualidade. Todos são responsáveis pela qualidade.
16.O meu produto se vende sozinho. Grande engano, nossos esforços de vendas é que fará nosso produto se vender.
17.Medições ameaçam. Medições são usadas para a melhoria do desempenho da empresa, jamais para perseguir ou punir pessoas.
18.Ênfase na produtividade da mão de obra. Produtividade depende, além da mão-de-obra, de capital, máquinas, materiais e informações.
19.Padrão é o limite. As expectativas do cliente, cada vez mais exigentes, obrigam as empresas a ultrapassarem os padrões.
20."Os paradigmas conseguem bloquear a visão do futuro e oportunidades são desperdiçadas."

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