terça-feira, 20 de julho de 2010

PARADIGMAS:PARADIGAMAS EM NEGÓCIOS E QUALIDADE DE VIDA

Prof. Esp. Alcenisio Técio Leite de Sá
Paradigma pode ser entendido por um exemplo, um modelo, uma referencia, uma diretriz, um parâmetro, um rumo, uma estrutura, ou ate mesmo ideal. Algo digno de ser seguido. Podemos dizer que um paradigma é a percepção geral e comum - não necessariamente a melhor - de se ver determinada coisa, seja um objeto, seja um fenômeno, seja um conjunto de idéias. Ao mesmo tempo, ao ser aceito, um paradigma serve como critério de verdade e de validação e reconhecimento nos meios onde é adotado. Foi o físico Thomas Khun que o utilizou como um termo científico em seu livro A Estrutura das Revoluções Científicas, publicado em 1962.
Definimos paradigma como uma matriz disciplinar que sustenta uma concepção de mundo numa determinada época. Um paradigma possui um modelo de racionalidade no qual se incluem todas as esferas, quer científicas, filosóficas, teológicas, ou de senso comum.
Segundo Khun a palavra paradigma pode ser entendida como uma concepção de mundo:
Paradigma pretende sugerir que "certos exemplos da prática científica atual - tanto na teoria quanto na aplicação - estão ligados a modelos conceptuais de mundo dos quais surgem certas tradições de pesquisa". Em outras palavras, uma visão de realidade atrelada a uma estrutura teórica a priorística, aceita, estabelece uma forma de compreender e interpretar intelectualmente o mundo segundo os princípios constantes do paradigma em vigor. (KHUN, 1996, p. 121).
A ciência já foi dominada pelo pensamento geocêntrico (ptolomáico), que estabeleceu toda uma produção intelectual coerente com a visão de mundo deste paradigma que estabelecia a terra era o centro do universo. Portanto, quem afirmasse algo como "a Terra é apenas um dentre milhões de outros planetas, e nem mesmo é o mais significativo deles" estaria fadado a ser considerado louco, ignorante ou algo parecido. Posteriormente, observações demonstraram que esta visão era falha e foi sendo substituída - após intensa e violenta resistência dos sábios que defendiam o antigo paradigma - pelo sistema heliocêntrico de Copérnico.
Vivemos hoje sob a crise do paradigma moderno, o qual nasceu com a Ciência Moderna que determinou o modo de ser e agir do ser humano contemporâneo. De maneira larga podemos afirmar que o paradigma moderno, hoje em crise, começou a tomar vulto com o italiano Galileu quando fez os primeiros experimentos que deram origem à racionalidade cientificista que temos atualmente. Imediatamente, na Filosofia, soma com Galileu o francês Descartes e Francis Bacon na Inglaterra. Antes deste modelo, a matriz disciplinar ocidental era da Teologia no período da Idade Média que remetia ao transcendente e à metafísica a explicação de tudo.
Este modelo, porém, foi percebido como imperfeito pelos avanços em astronomia e foi aperfeiçoado pelas descobertas da gravitação universal da física newtoniana; esta, por sua vez, foi drasticamente remodelada, já no século XX, pela Mecânica Quântica e pela Teoria da Relatividade, não sem uma forte resistência de inúmeros doutores e acadêmicos formados na cartilha clássica de Newton e seguidores e sua sólida visão mecanicista da natureza.
Cada uma dessas fases do pensamento científico foi bem sucedida em determinados períodos de tempo. Dando novas perspectivas para a compreensão da realidade física, condicionavam a atitude científica e estabeleciam quais seriam os critérios de pesquisa, freqüentemente ligados à maneira como se esperava que o mundo devesse funcionar de acordo com o modelo (paradigma) adotado.
Fica claro que a ciência não é um processo de descoberta, em sentido estrito, de uma realidade dada, porém parece ser mais um processo de construção intelectualmente coerente para explicar certos fenômenos ou em outras palavras, a ciência se constrói em cima de alguns fundamentos filosóficos bem definidos, mesmo que não sejam muito conscientes, atualmente no mecanicismo, no reducionismo.
Um novo paradigma precisa ser construído para a ciência, para a educação, para a tecnologia e para a sociedade. A fragmentação é viável e aceitável na medida em que a mesma pense no todo, porem não é isto que esta acontecendo tanto no meio cientifico como no social, cultural e político.

Paradigma é aquilo em que acreditamos como verdade incontestável e que tem uma função: nos impõe limites!
Você já notou como as coisas mudam rapidamente hoje em dia? Quantas coisas mudaram em sua vida nos últimos 10 anos? Nos últimos 5 anos? No último ano? E no último mês? Novo emprego, crise financeira, oportunidades inesperadas, doenças, vitórias, alegrias, novo namoro, separação, casamento, tecnologias novas, complicações novas, enfim... a única coisa que não muda é a mudança. Muitos de nós sabemos disso, mas não costumamos nos preparar para um mundo em constante mudança. O que nos impede de mudar é a falta de revisão das informações que herdamos sem contestar. As influências em nossas vidas – família, escola, religião, ambiente de trabalho, amigos e sociedade – foram e são responsáveis por nos passar informações que raramente revisamos e que aceitamos como verdades incontestáveis: os paradigmas. Os paradigmas são benéficos, pois eles nos passam o conhecimento desde as antigas gerações, porem, se o mundo continua mudando, é importante que os paradigmas também. Portanto, o problema não é o paradigma, e sim a “Paralisia” de Paradigmas.
Vejamos alguns paradigmas em negócios e qualidade de vida que foram quebrados nos últimos tempos. Quem se adaptou as novas realidades provavelmente transformou as mudanças em oportunidades para o sucesso e o crescimento. Quem não revisou seus conceitos provavelmente perdeu várias oportunidades e poderá estar em declínio inevitável.
Paradigma Antigo: O emprego nunca acabará no mundo
Novo Paradigma: O emprego mudou de foco. Sai o empregado, entra o empregável
Paradigma Antigo: Empregados são subordinados
Novo Paradigma: Empregados são parceiros, cooperadores e associados
Paradigma Antigo: Sem Carteira assinada não trabalho
Novo Paradigma: Novos vínculos e acordos de trabalho serão encontrados
Paradigma Antigo: É preciso ter idéias novas
Novo Paradigma: É preciso escapar das idéias antigas
Paradigma Antigo: Se funcionou, está absoluto
Novo Paradigma: Se funcionou, já está obsoleto
Paradigma Antigo: Tudo se consegue resolvendo problemas
Novo Paradigma: Tudo se consegue explorando oportunidades
Paradigma Antigo: Quem sabe mais, ganha mais
Novo Paradigma: Quem sabe antes, ganha mais
Paradigma Antigo: Quem tem um bom currículo tem tudo
Novo Paradigma: Currículo é bom para desempatar quando dois recrutados estão no mesmo nível
Paradigma Antigo: Saber fazer é mais importante
Novo Paradigma: Fazer saber é mais importante
Paradigma Antigo: A empresa maior vence a menor
Novo Paradigma: A empresa mais ágil vence a mais lenta
Paradigma Antigo: O importante é ter opinião forte
Novo Paradigma: O importante é ser flexível
Paradigma Antigo: Quem paga o salário é o patrão
Novo Paradigma: Quem paga o salário é o cliente
Paradigma Antigo: Fuja das ameaças
Novo Paradigma: Transforme ameaças em oportunidades
Paradigma Antigo: Essa crise vai passar, Vai sim
Novo Paradigma: Essa crise vai passar e depois que ela passar vem outra pior. É preciso olhar a turbulência como coisa natural. A transição é continua.
Paradigma Antigo: Conhecimento é Poder
Novo Paradigma: Execução é Poder
Paradigma Antigo: Nosso lema é não aceitar devolução
Novo Paradigma: Se o cliente não gostou, não houve negócio.
Paradigma Antigo: O gerente é o manda-chuva
Novo Paradigma: O gerente é o facilitador, inspirador
Paradigma Antigo: O importante é planejar, organizar e controlar
Novo Paradigma: O importante é influenciar, facilitar, motivar, ensinar, liderar
Paradigma Antigo: Controle: confiar é bom; conferir e melhor
Novo Paradigma: Aumente sua expectativa a respeito do bom desempenho dos outros
Paradigma Antigo: O consumidor não perdoa o erro da empresa
Novo Paradigma: O imperdoável para o consumidor não é o erro, mas a maneira como a empresa reage ao erro
Paradigma Antigo: Vender é falar persuasivamente
Novo Paradigma: Vender é falar empaticamente
Paradigma Antigo: Vender é falar corretamente
Novo Paradigma: Vender é ficar rouco de tanto ouvir
Paradigma Antigo: Concorrente não tem vez
Novo Paradigma: Concorrente que não incomoda é aquele que ainda não nasceu
Paradigma Antigo: O importante é ter argumentos poderosos
Novo Paradigma: O importante é fidelizar clientes.
Paradigma Antigo: Profissional que sabe massagear o ego da Diretoria é promovido
Novo Paradigma: As empresas estão deixando de ser paternalistas ou não sobreviverão.
Paradigma Antigo: A escola é um lugar
Novo Paradigma: A escola também é o CD, o vídeo, a internet, a vídeoconferência etc.
Paradigma Antigo: Cultura da malhação do corpo
Novo Paradigma: Cultura da Mente sã para um corpo sano
E por último, repense seu tempo. No futuro o dia continuará tendo 24 horas. Portanto, abandone velhos conceitos do tipo “o tempo passa” (quem passa é você, o tempo sempre fica), “o tempo voa” (o tempo tem velocidade constante, você que é lento, rápido, agitado angustiado ou estressado por causa das atividades). Administre seu tempo na plenitude da sua eficácia. Consagre sua energia e esforço para meditar, estudar e desenvolver-se como um Ser Espiritual que você é, e você estará se preparado para as Novas Mudanças.


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