segunda-feira, 23 de março de 2009

SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE DE SÃO LUÍS

AÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE DE SÃO PAULO

PROF.ESP. ALCENISIO TÉCIO LEITE DE SÁ

A Secretaria Municipal da Saúde define o Programa Saúde da Família como a estratégia para reverter a forma atual de prestação de assistência à saúde. Visando estimular a implantação de um novo modelo, onde as Unidades Básicas de Saúde, transformadas em Unidades de Saúde da Família, passa a resolver a maior parte dos problemas de saúde (cerca de 85%), porque incorporam as ações programáticas de uma forma mais abrangente e passam a lidar com ações intersetoriais, como educação, saneamento, meio ambiente e outras, promovendo a qualidade de vida e intervindo nos fatores que a colocam em risco.

Este modelo de atenção é dirigido não somente à cura e à prevenção de doenças mas, sobretudo, voltado para promover a saúde e incrementar a qualidade de vida valorizando o papel dos indivíduos no cuidado com sua saúde, de sua família e da comunidade.

Nesse cenário, a Secretaria vem reforçar os compromissos com a população, de municipalizar as ações e serviços de saúde na cidade de São Paulo. Através do trabalho de equipe, numa busca permanente de comunicação e troca entre os saberes específicos dos profissionais da equipe e o saber popular do Agente Comunitário de Saúde e da população.

O PSF tem como pressuposto uma atuação diferenciada, onde o vínculo, a co-responsabilidade e o sentimento de pertencer à comunidade são traduzidos em valorização profissional e formas diferenciadas de remuneração; trabalha tendo as famílias como aliadas na construção de uma vida saudável e no processo de cura e reabilitação; pressupõe uma grande interação com a comunidade, para o conhecimento da sua realidade, definição das prioridades, desenvolvimento de ações individuais e coletivas, que promovem a qualidade de vida na direção do município saudável.

Objetivo Geral do PROGRAMA:

Melhorar o estado de saúde da população, mediante a construção de um modelo assistencial de atenção baseado na prevenção, promoção, proteção, diagnóstico precoce, tratamento e recuperação da saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS e dirigido aos indivíduos, à família e à comunidade; incorporar os Agentes Comunitários de Saúde - ACS, ao Sistema Único de Saúde - SUS, com a finalidade de contribuir na sua consolidação, bem como na construção de novo modelo asssitencial mais compatível às necessidades DA POPULAÇÃO

Objetivos Específicos do Programa:

  • Promover o conceito de saúde como um direito de cidadania e como qualidade de vida;
  • Promover a família como o núcleo básico da abordagem no atendimento à saúde da população, num enfoque comunitário;
  • Prevenir as doenças e identificar fatores de risco aos quais a população está exposta;
  • Fornecer atenção integral, oportuna, contínua e de boa qualidade nas especialidades básicas de saúde à população adstrita, seja no nível domiciliar, ambulatorial ou hospitalar;
  • Atender à população adstrita, preferencialmente através de agendamento, obedecendo as normas dos programas de saúde existentes, preservando entretanto, a possibilidade de atendimentos eventuais e domiciliares;
  • Buscar a humanização do atendimento e, através do inter-relacionamento entre a equipe e a comunidade, proporcionar maior satisfação do usuário; Racionalizar o acesso ao fluxo interno do sistema de saúde (do nível de atenção primária até os de maior complexidade);


  • Estimular a extensão da cobertura e o aumento da qualidade do atendimento no sistema de saúde; Garantir, aos profissionais do PSF, supervisão, educação continuada, cursos de capacitação e treinamento para aprimoramento:


Divulgar, fundamentalmente junto à população envolvida, os dados produzidos pelos serviços, bem como informações sobre os fatores determinantes de doenças;
Incentivar a organização da comunidade para o efetivo exercício do controle social.

Principal atribuição da Equipe Saúde da Família:


Promover a participação ativa da comunidade em seu trabalho, possibilitando um bom relacionamento, favorecendo a humanização do atendimento e o desenvolvimento de responsabilidade mútua.



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