domingo, 19 de abril de 2009

Avaliação de Desempenho

Prof. Esp. Alcenisio Técio Leite de Sá
1. Conceitos
Avaliação: s. f., ato de avaliar; valor determinado pelos avaliadores; estimativa.
Desempenho: s. m., ato ou efeito de desempenhar (executar).

Avaliar o desempenho de um sistema é opinar sobre suas características. Avaliar é elaborar um juízo de valor, qualitativo ou quantitativo, sobre uma ação, um processo, um sistema ou qualquer coisa. Dado um sistema real, uma avaliação deste sistema pode ser caracterizada por toda e qualquer observação sobre ele expressada. Podemos classificar as avaliações em dois tipos:
1.Avaliação qualitativa, neste tipo de abordagem existe a necessidade de uma comparação com o senso-comum, ou ainda uma comparação com um referencial de base;
2.Avaliação quantitativa baseia-se na formulação de valores específicos, sem expressar considerações dos méritos dos valores obtidos.
2. Objetivos da avaliação de sistemas
A avaliação tem por fim o estabelecimento de um julgamento qualitativo sobre o sistema avaliado. Porém, toda a avaliação científica é feita sobre resultados quantitativos. Estes resultados devem ser objetivamente apresentados ao usuário final, de forma que esse possa tomar decisões sobre o seu sistema.
A aplicação prática da avaliação de desempenho é o conhecimento da situação (estado) do sistema avaliado. Tanto situações anteriores como situações atuais podem ser avaliadas para tornar possível a observação da evolução do sistema. A observação do comportamento do sistema ajuda a entender o seu funcionamento, podem ser ainda avaliadas situações futuras, com a finalidade de previsão e planejamento.
É recomendável um estudo da confiabilidade do método a ser aplicado; é freqüente realizar-se a comparação de resultados de diversas técnicas diferentes.
Exemplo:
Dois grupos diferentes realizam a avaliação de um programa de computador e o aspecto escolhido é a modularidade do sistema, o resultado da avaliação de cada grupo foram:

a) O programa contem 2 módulos (avaliação quantitativa). Isso expressa somente uma característica do sistema avaliado, sem emitir opinião sobre o fato.
b) O programa não é modular, pois contém poucos módulos (avaliação qualitativa). A afirmação parte do princípio que o número de módulos existente é pequeno, mas para chegar a essa conclusão é necessária uma comparação com uma referencial base (por exemplo, supondo que o número mínimo aceitável de módulos seja 5). No presente caso foi emitido uma opinião sobre o sistema avaliado.

- A avaliação quantitativa é objetiva.
- A avaliação qualitativa é subjetiva.

Ex.:Folha de pagamento 15 min.
Consulta bancária 3 min.
Qual sistema é mais rápido?
Qual é o melhor sob o ponto de vista “tempo”?

3. Interpretação dos resultados da avaliação
Tão importante quanto avaliar é a interpretação dos resultados obtidos. Os resultados são eminentemente quantitativos enquanto que o objetivo da avaliação tem caráter quantitativo.
Em geral, bem mais importante do que o valor absoluto de um parâmetro é o seu comportamento de acordo com as variações do sistema, ou seja, a sua variação segundo alterações no modelo (ou a sensibilidade aos dados de entrada, por exemplo).

4. Métodos de avaliação de desempenho
Basicamente existem 2 tipos de métodos de avaliação de desempenho: os métodos elementares e os métodos indiretos.
Métodos elementares - avaliam diretamente a realidade através de instrumentos físicos, por exemplo, com maior ou menor grau de refinamento.
Principal desvantagem: não podem ser aplicados em previsões, pois necessitam da realidade, ou pelo menos um protótipo para avaliar. Além disso, às vezes a medição direta da realidade, apesar de ser a maneira mais simples de avaliar, pode ser muito complicada ou mesmo impossível.
Ex.: medir a temperatura no interior de um reator nuclear, medir a velocidade dos ventos num tornado, medir a resistência ao impacto em ossos de seres humanos vivos.
Métodos indiretos: avaliam uma descrição da realidade, um modelo. O método de avaliação é aplicado sobre o modelo e todos os resultados obtidos serão função deste modelo.
Principal desvantagem: a falta de precisão que está ligada a construção do modelo, pois a qualidade destes métodos depende da qualidade do modelo desenvolvido e da qualidade da medição.
Um modelo não representa completamente a realidade. O “gap” semântico sempre permanece (distância entre o significado real e o significado da representação do real).
O processo de modelagem baseia-se na abstração. Esta se dá em duas etapas: primeiro são identificadas as características mais importantes (para aquele que modela) da realidade em questão e em seguida (segunda etapa) é feito o mapeamento desta realidade para o modelo que irá ser avaliado.

Podemos dividir os métodos indiretos em:
• Simulação
• Métodos analíticos
Simulação: são semelhantes aos métodos elementares, pois a avaliação baseia-se na observação do funcionamento do modelo. A grande vantagem da simulação é em nível de facilidade na medição, por exemplo, embora o modelo não considere a totalidade dos aspectos da realidade. Este método indireto possui normalmente um baixo nível de abstração.
Métodos analíticos: a partir de um modelo definido segundo hipóteses de funcionamento, um conjunto de equações é obtido. Tais equações são a expressão matemática do modelo. Os métodos analíticos possuem o mais alto nível de abstração. Sua principal desvantagem deve-se ao fato de que geralmente suas hipóteses de funcionamento costumam ser restritivas demais e a elaboração do modelo tende a ser mais complexa do que em relação ao método anterior (simulação).
Cada método possui suas características próprias. Evidentemente para cada caso real a analisar, os diversos métodos serão mais ou menos adequados. É possível estabelecer uma comparação genérica entre os métodos:

Método Objetivo avaliado Nível de abstração Velocidade de avaliação Fator de dependência Precisão dos resultados
Elementar Realidade Nenhum Real Tempo de observação Real
Simulação Modelo funcional Baixo Baixa Tempo de simulação Alta
Analítico Modelo comportamental Alto Alta Complexidade algorítmica Exata

GLOSSÁRIO

Objetivo:adj., relativo a objeto; que se fundamenta na experiência; que trata apenas do objeto, da questão em si, sem misturar idéias ou sentimentos pessoais.

Subjetivo: (do Lat. subjectivu) adj., relativo ao sujeito; existente no sujeito; que se passa na consciência; que é próprio de um ou de vários sujeitos e que não é válido para todos.

Abstração: (do Lat. abstractione) ação de abstrair; separação mental de uma das partes de um todo; hipótese.

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