domingo, 17 de junho de 2018

PLANO DE CURSO INFORMÁTICA APLICADA À MECÂNICA


ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO – URE/SÃO LUIS

CEIN INTEGRAL “DR. JOÃO BACELAR PORTELA”CPLANO DE DISCIPLINA
COMPONENTE CURRICULAR: Informática Básica
CURSO: Técnico em Mecânica (Integral)
SÉRIE:    TURMA 104    
CARGA HORÁRIA: 60 h / aulas
DOCENTE: Alcenisio Técio Leite de Sá
EMENTA
q Histórico e evolução dos Computadores, Tecnologias e aplicações de
computadores, definição de computadores; capacidade de processamento e
armazenamento;
q Componentes de um sistema de computação: Conceitos e características de
Software (Básicos, Utilitários e Aplicativos) e Hardware (Processador, Memória,
Placa mãe, Dispositivos de E/S, Placas de vídeo, rede e som, etc.) Peopleware;
q A linguagem do computador, representação digital de dados;
q A importância da informática para a comunicação contemporânea.
q Sistemas operacionais livres e/ou proprietários;
q Manejo e utilização de editores de textos, planilhas eletrônicas e apresentações
(livres e/ou proprietárias);
q Aplicação de ferramentas eletrônicas para busca de informação na Internet,
navegação na web e envio e e-mails com arquivos em anexo.
q Ferramentas utilitárias (antivírus, desfragmentadores, otimizadores de sistemas
em geral);
q Utilização de softwares específicos da área de informática
q Aspectos da profissão e do mercado de trabalho na área de informática.
COMPETÊNCIAS
q Conhecer os princípios básicos da informática;
q Conhecer os aspectos operacionais da informática;
q Identificar os componentes do computador e seus periféricos, analisando seu
funcionamento;
q utilizar sistemas operacionais, ferramentas de edição de textos, planilhas
eletrônicas e apresentações;
q Utilizar a internet de forma produtiva e segura;
q Utilizar ferramentas utilitárias de segurança e de otimização.
OBJETIVOS DE ENSINO



GERAL:
q Capacitar o aluno a compreender conceitos básicos e históricos da informática, da
computação e das redes de computadores. Compreender a importância da informática
na sociedade. Entender a funcionalidade básica dos computadores. Utilizar, de forma
produtiva, e realizar configurações simples no sistema operacional Windows e/ou Linux, como também em programas aplicativos e utilitários. Entender o funcionamento e importância da rede mundial de computadores:internet,extranet e intranet e sua importância para o profissional técnico em mecânica.
ESPECÍFICOS:
q Reconhecer o papel da informática na organização da vida sócio, política,
econômica e cultural, compreendendo conceitos computacionais e utilizando-os no
mundo do trabalho e/ou na prática social;
q Mostrar a evolução do computador ao longo da história;
q Propiciar ao aluno conhecimentos básicos sobre os computadores digitais;
q Utilizar e efetuar configurações simples do sistema operacional Windows e/ou
Linux;
q Apresentar conceitos básicos sobre Redes de Computadores;
q Utilizar programas utilitários para computadores, como editores de textos,
planilhas eletrônicas, programas de apresentação e de edição gráfica.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. História da Microinformática.
- Evolução da arquitetura dos computadores
- Eras do computador
-Internet, extranet E intranet
- Hardware e seus componentes
- Processadores
- Memórias
- Periféricos
2. Conceitos e Características de Software
- Classificação (livre x proprietário, básico x aplicativo, demo x free x shareware, etc).
- Vírus x antivírus. Compactação de arquivos (zip, rar, tar, tar.gz, 7z, gzip, bzip).
3. Sistemas Operacionais
- Windows
- Área de trabalho, botão iniciar, janelas, acessórios;
- Conceito de arquivo, pastas e sistema de arquivos. Uso do windows explorer.
- Linux
4. Uso básico de ferramentas de escritórios
- Word, Excel, PowerPoint (Windows) - Writer, Calc, Impress (Linux)
5. Utilização de Softwares
- Compactadores de arquivos
- Antivírus
- Aplicativos da área de informática
6. Conceitos básicos sobre redes de computadores e Internet
- Compartilhamento de arquivos e impressoras
- Navegadores



- Download
- E-mail, FTP, torrent, redes sociais.
7. Profissões e Mercado de trabalho. O perfil profissional desejado.
8. Características e habilidades necessárias aos profissionais de informática
9. A informática e sua aplicabilidade ao profissional técnico em mecânica
METODOLOGIA DE ENSINO
q Aulas expositivas com recursos audiovisuais
q Aulas em laboratório de informática
q Leitura de livros e textos complementares
q Seminários e/ou entrevistas didáticas
q Pesquisas e trabalhos individuais
q Exercícios escritos, orais, práticos e teóricos.
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
q Avaliações escritas e/ou práticas individuais e/ou grupais.
q Uma avaliação de reposição e uma avaliação final ao término do período.
q Avaliações complementares (trabalhos escritos,arguições orais, relatórios de aulas práticas, pesquisas, seminários).
RECURSOS DIDÁTICOS
Laboratório de Informática, Computadores com acesso à Internet, Programas e
aplicativos (Windows, Word, Excel, PowerPoint, Linux, Writer, Calc, Impress,
VirtualBox, Navegadores de Internet), Quadro, pincel, Projetor Multimídia, técnico em informática e impressão de material didático complementares.
BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Manzano & Manzano. Estudo Dirigido de Informática Básica. Érica, 7ª edição, 2012
Hardware II – O guia definitivo, Morimoto, Carlos E., Sulina, 2014.
Redes de computadores – versão revisada e atualizada, Torres, Gabriel, Nova Terra,2016.
Manutenção de Computadores: Guia Prático, Paixão, Renato Rodrigues, São Paulo, Érica, 2014.
Princípios Básicos de arquitetura e organização de computadores, Linda & Lobur, Julia,Bookman, 2016.
Redes: Guia Prático, Morimoto, Carlos E., Sulina, 2014.




















 




Nenhum comentário: