quarta-feira, 13 de maio de 2009

HUMANISMO NA ADMINISTRAÇÃO

Prof. Esp. Alcenisio Técio Leite de Sá

A Escola Humanística da Administração, surgida nos EUA. Teve sua origem, das experiências de Hawtorne, desenvolvidas por Elton Mayo, sendo um movimento contrário à teoria clássica da Administração, que teve seus princípios não contestados, por nenhuma outra teoria importante, durante as 4 primeiras décadas desse século, porém os métodos desta teoria não foram pacificamente aceitos tanto por trabalhadores como pelos sindicalistas. A conotação ditatorial da Teoria Clássica se opunha à ideologia democrática americana.

Os Fatores que determinaram o surgimento das Relações Humanas foram a democratização dos conceitos administrativos, adequando estes processos à nova ordem social do povo americano; a influência pelo desenvolvimento das ciências humanas, no ambiente da organização industrial. Demonstrando a inadequação dos princípios clássicos; as idéias da filosofia pragmática de Jonh Dewey, psicologia dinâmica de Kurt Lewin. As conclusões da experiência de Hawtorne, contestaram cientificamente os conceitos da Teoria Clássica.

A Experiência de Hawtorne feita por Mayo em 1923 em uma indústria têxtil, próxima à Filadélfia que apresentava uma rotatividade de mão-de-obra de 250%, mesmo se utilizando de esquemas de incentivo. Mayo introduziu as seguintes inovações: intervalo de descanso; ficando a critério do operário o instante desta parada; contratou uma enfermeira, e essas inovações tiveram como conseqüência, a formação de um espírito de grupo e diminuição da rotatividade de pessoal. Em 1927 em Hawthorne, bairro de Chicago, Mayo realizou estudos sobre a influência da iluminação na produtividade que posteriormente se estendeu ao estudo da fadiga, acidentes de trabalho, estudo das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos operários e do turnover, em uma fábrica da Western Eletric Company Esta indústria mantinha uma política voltada ao bem-estar dos funcionários. Foi efetuado estudo em um dos setores da fábrica onde eram montados reles por moças levando em média 6 minutos.

O acompanhamento experimental não tinha como finalidade o aumento da produtividade mas sim o conhecimento do funcionário por parte da empresa.

Para Mayo enquanto a eficiência material aumentou nos últimos 20 anos, a cooperação não manteve o mesmo desenvolvimento. Os dados levantados na experiência firmaram os seguintes pontos de vista de Mayo: O trabalho é uma atividade grupal estando os níveis de produção sujeitos às regras do grupo do que à incentivos salariais; o trabalho não age como indivíduo mas sim como um agregado de um grupo; a organização deve formar chefes democráticos, persuasivos e simpáticos; a motivação é feita por meio da necessidade de estar junto, de ser reconhecido, de receber adequada comunicação; a civilização industrializada determina como conseqüência a desintegração dos grupos informais que são substituídos pelas indústrias.

Com o estudo de Elton Mayo , a visão da administração foi alterada em seus conceitos. A Teoria das Relações Humanas alterou a dialética centralizada na fragmentação e especialização, com a incorporação da motivação, liderança, comunicação, organização informal e dinâmica de grupo. O conceito trazido pelos clássicos do homem econômico foi substituído pelo homem social

Alcenisio Técio Leite de Sá
Adm. E Prof. Do UniCEUMA/UEMA/UVA/ISEC
E-Mail:tecioleite@bol.com.br
www.tecioleite.blogspot.com Cel:(98) 8849-1570

TAREFA SOBRE ABORDAGEM HUMANISTA
1.O que foi a Escola das Relações Humanas?
2.Quais os pioneiros desta escola de gestão?
3.Quais as origens das Relações Humanas na organização?
4.Quem foi Elton Mayo?
5.Em que consistiu a experiência de Hawthorne?
6.Que conclusões Elton Mayo chegou com a experiência de Hawthorne?
7.O que é homem social?
8.O que é homem economicos?
9.Quais as decorrências de teoria das Relações Humanas?
10.O que é Motivação?
11.O que é liderança e quais seus tipos?
12.Diferencie liderança autocrática, democrática e Laissez- faire?
13.Diferencie organização formal e Informal?
14.O que é dinâmica de grupo?
15.Explique a teoria de campo de Kurt Lewis?
16.O que são teorias transitivas?
17.Qual a contribuição de Chester Irving Barnard á teoria de Gestão em Administração?
18.Qual a contribuição de Mary Parker Follett à teoria de Gestão Empresarial?

Nenhum comentário: