segunda-feira, 22 de junho de 2009

TURISMO NOS TEMPOS DE SÃO JOÃO

Prof. Esp. Alcenisio Técio Leite de Sá

O mês de junho é marcado pelas festas de São João. No Maranhão, como em toda a Região Nordeste, além de valor cultural, as Festas Juninas são sinônimo de turismo.

O período é fundamental para esse setor, no estado. O São João no Maranhão tem sido o período de maior fluxo turístico. As estatísticas têm mostrado que os turistas vêm ao Maranhão nesse período.

Mas nem tudo vai bem. As constantes chuvas, as estradas degradadas e enchentes no interior do estado tornam difícil o desenvolvimento da atividade. A turismóloga explica que, para serem resolvidos problemas como esses, que passam pela esfera estadual e federal, o processo se estende em médio prazo.

É fundamental a proatividade das autoridades competentes, para tomar providências que, pelo menos, minimizem esse impacto, como campanhas de divulgação de serviços, lugares e outros. “A mídia em nível nacional divulgou que o Maranhão está debaixo d’água e as pessoas acabam entendendo que é todo o estado. Isso vai pesar negativamente no fluxo turístico.”

Investimento no turismo local

É importante destacar o papel imprescindível do investimento em turismo local e de regiões vizinhas do estado, em detrimento da espera por estrangeiros. A distância geográfica dos grandes centros nacionais, passagens caras de companhias aéreas e, no caso da capital São Luís, o fato de não ser “rota de viagem” entre outros estados do país, são determinantes no processo.

Em vez de investir em feiras internacionais, primeiro deveria ser investido, de maneira mais eficaz, nos grandes centros nacionais e, sobretudo, nos nossos vizinhos. Talvez fosse mais interessante investir mais perto e ter resultado mais eficaz, do que investir em grandes feiras internacionais e ter um resultado pequeno. As pessoas viajam para os lugares mais próximos, salvo um pequeno percentual.

A Iniciativa privada e a comunidade colaboram

A iniciativa privada também tem uma parcela de responsabilidade no processo, por obter lucros relevantes nesse setor. Existem feiras de divulgação, salões em nível regional e nacional, em que os empreendimentos privados podem participar, ajudando a divulgar. Pode mostrar o “produto” como turisticamente vendável, com cultura diversa, natureza variada, investir na imagem da cidade, fazendo divulgação, oferecendo preços acessíveis e pacotes promocionais dos serviços.

Exercendo uma função mais importante que as autoridades e os prestadores de serviço, a própria população pode ajudar no crescimento do turismo. Cuidar bem do patrimônio público é importante. Se o turista chega e vê o ambiente negligenciado, leva uma imagem negativa, o que pode interferir diretamente no fluxo da atividade.Uma cidade, independente de turismo ou não, tem que ser boa para sua população.
Fonte:ASCOM/UFMA

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