segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS:NOVOS CRITÉRIOS

A localização de empresas no espaço urbano vem revelando novos critérios de seleção.Estes critérios apresentam uma superação da visão tradicional marcada pela concentração do mercado de mão-de-obra, de consumo e de matérias-primas.

Dentre tais critérios, destacam-se:

(A) o baixo custo da mão-de-obra, a rede de transportes intermodal desenvolvida e o acesso direto às matérias-primas;
(B) a participação gerencial do Estado, as estratégias de marketing e o crescimento contínuo da população;
(C) a distribuição de renda que garanta o crescimento do potencial de consumo, a escolaridade da força de trabalho e a segurança civil;
(D) a aglomeração de serviços bancários, a força
de trabalho industrial especializada e a centralização administrativa municipal;

LOCALIZAÇÃO E ESTRUTURA

Para definir a localização da unidade de negócio, o empreendedor deve basear-se em dados concretos. Deve concentrar seus esforços na pesquisa de informações sobre os clientes, fornecedores, concorrentes, infra-estrutura e logística. Essa pesquisa pode ser realizada pelo próprio empresário ou por profissionais especializados em pesquisa mercadológica.

A escolha do ponto ideal requer conhecimento de mercado, pois não dá para se guiar apenas pela intuição. O melhor é seguir critérios científicos.

Trata-se de uma importante etapa de todo o negócio, que deve levar em conta princípios estatísticos, como análise do fluxo de pedestres e veículos, hábitos de compra e poder aquisitivo dos consumidores. As dúvidas dos empreendedores aumentam em proporção ao número de opções e diminuem quando se têm objetivos bem definidos.

A responsabilidade é grande, pois o sucesso do empreendimento depende em grande parte da sua localização. Afinal, qual a melhor alternativa? Para uma empresa de prestação de serviços a orientação é estar próximo do público alvo.

As indústrias devem estar atentas principalmente à logística de transporte, com vistas ao fluxo de veículos de carga de matéria-prima e produtos acabados.

Já o comércio depende basicamente de sua localização. Nesse caso as opções são maiores, por isso requer mais estudo. Uma loja de shopping ou de rua? Numa rua do centro ou de bairro? Galeria ou calçada?

Vantagens e desvantagens das opções de localização:

Loja de shopping

Vantagens:
-campanhas promocionais
-segurança
-amplo estacionamento
-conforto
-praticidade

Desvantagens:
- alto investimento na aquisição da loja
-taxa de condomínio alta
-cobrança de fundo de promoção

www.tecioleite.blogspot.com tecioleite@bol.com.br Cel.(98) 8849-1570

Nenhum comentário: