terça-feira, 26 de janeiro de 2010

LIDERANDO COMO UMA LAGARTIXA

Prof. Esp. Alcenisio Técio Leite de Sá

Algum dia você já parou para observar uma lagartixa? Estranho não é mesmo! Mas nós podemos aprender muito com os animais, técnicas e estratégias para atuação no mercado, atuação em equipe, paciência, persistência e muitas outras coisas, com certeza. A lagartixa possui características muito interessantes e lendo um artigo nestes dias, achei pertinente falar um pouco sobre o assunto.Uma característica interessante é o fato de a lagartixa não cair, seja onde ela estiver no teto ou na parede. O motivo disso é que ela possui ventosas (semelhantes a desentupidores de pia) que fixa o bichinho onde ela estiver! Incrível não é mesmo?! Não importa como seja a parede ou teto, plano ou com buracos, a lagartixa vai passando por cima com maestria sem cair.
Aplicação: poderíamos, neste aspecto, destacar como é importante a capacidade de sermos resilientes, não acomodados. No mundo empresarial, no mercado temos muitas situações a todo tempo. Temos que nos adaptar e não dá tempo para ficar reclamando não. Quem fica se lamentando perde o trem que avança rapidamente.
Outro aspecto da lagartixa é que sua cabeça fica a todo tempo balançando como se estivesse dizendo SIM SIM. Isso parece que a deixa mais receptiva, tem muitas pessoas que nem tem medo ou nojo deste bichinho!
Aplicação: acessibilidade é uma palavra muito importante. Tem pessoas que são inacessíveis. Algumas têm a cara muito fechada e afasta qualquer um, outros não se dispõe a fazer nada, sempre estão “ocupados” e nunca disponíveis e outros não gostam mesmo de pessoas, se sentem melhores e maiores (pode ser!) e se esquecem que precisamos estar juntos, trabalhando sempre em equipe.
Por último, uma lagartixa continua sobrevivendo mesmo sem sua cauda! E lembre-se: a cauda da lagartixa é que traz equilíbrio ao bichano.
Aplicação: muitas pessoas se envolvem excessivamente em algumas coisas e se algum problema acontece, perdem o equilíbrio emocional rapidamente, às vezes são as pessoas e às vezes são coisas. Perder um carro ou uma pessoa muito querida. Tudo é importante, sem dúvida, mas nada é mais importante que nós mesmos e, além disso, precisamos estar bem para fazermos o bem aos outros. Não deixe que nada tire o seu equilíbrio em casa, com os amigos e na sua empresa.
E lembre-se: a cauda da lagartixa é restaurada com o tempo. Tudo na vida passa até mesmo as coisas boas! Por este motivo, mantenha o foco, não caia em erros que podem afetar sua carreira profissional e familiar; deixe que as pessoas se aproximem de você e se aproxime das pessoas! E por último, mantenha o equilíbrio sempre, seja sereno e não precipitado, trabalhe sua mente e espírito, faça o bem.
Pense nisso nessa semana.

Nenhum comentário: