sexta-feira, 17 de julho de 2020


1ª AVALIAÇÃO DE PSICOLOGIA JURÍDICA   16.07.2020

1.De acordo com a teoria de Kurt Lewin, baseada na Gestalt, esse conceito postula que o indivíduo tem uma maneira particular de interpretar uma determinada situação. A percepção, as características de personalidade do indivíduo, os componentes emocionais ligados ao grupo e à própria situação vivida, assim como as situações passadas e que estejam ligadas ao acontecimento, representadas no espaço de vida atual do indivíduo são levados em conta na compreensão de como um indivíduo interpreta as situações vivenciadas. A descrição contida neste enunciado se refere à/ao:(1/1 Pontos)
a. Teoria de Campo   B. REALIDADE FENOMÊNICA  c. Campo Psicológicod. Campo Fenomenológico

2.Sobre os primórdios da Psicologia no campo da Filosofia, assinale a alternativa correta: (1/1 Pontos)
a. Ao definir a razão como peculiaridade do homem ou como essência humana, Aristóteles abre um caminho que seria muito explorado pela Psicologia nas chamadas teorias da consciência.

b. Há mais de 2000 anos antes do advento da psicologia científica, os gregos já haviam formulado duas "teorias": a socrática, que postulava a imortalidade da alma e a concebia separada do corpo, e a platônica, que afirmava a mortalidade da alma e a sua relação de pertencimento ao corpo.      * platõnica e socrástica é a sequência correta)
c. Descartes postula a separação entre mente (alma, espírito) e corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e uma substância pensante, e que o corpo, desprovido do espírito, é apenas uma máquina. Esse dualismo mente-corpo torna possível o estudo do corpo humano morto.
d. Santo Agostinho fazia uma cisão entre alma e corpo. Entretanto, para ele, a alma não era somente a sede da razão, mas a prova de uma manifestação divina no homem. A alma era mortal.

3.A Psicologia enquanto um ramo da Filosofia estudava a alma. A Psicologia científica nasce quando, de acordo com os padrões de ciência do século 19, houve a preconização da psicologia “sem alma”. Sobre a Psicologia científica, analise as afirmações:
I.O berço da Psicologia moderna foi a Alemanha do final do século 19.
II. Embora a Psicologia científica tenha nascido na Alemanha, é nos Estados Unidos que ela encontra campo para um rápido crescimento, resultado do grande avanço econômico que colocou os Estados Unidos na vanguarda do sistema capitalista.
III. Nos Estados Unidos surgiram as primeiras abordagens da Psicologia: o Estruturalismo, o Funcionalismo e o Behaviorismo*. É correto o que se afirma em:(1/1 Pontos)
 *Associacionismo
a. I, II e III. B. I E II, APENAS. c. I e III, apenas. d. II e III, apenas.

4.Assinale a alternativa correta: (1/1 Pontos)
a. No decorrer do desenvolvimento psicossexual infantil, vários processos e ocorrências sucedem, tais como o Complexo de Édipo, que ocorre por volta dos 3 e 5 anos, durante a fase genital, onde a mãe é o objeto de desejo do menino, e o pai é o rival que impede seu acesso ao objeto desejado.
* É na fase fálica
b. Na fase fálica, a zona de erotização é o órgão sexual, quando o objeto de desejo é o outro. * Não existe
c. Freud descobriu que a maioria dos pensamentos e desejos reprimidos se referiam a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos.
d. A fase do desenvolvimento psicossexual caracterizada pela diminuição das atividades sexuais, por haver um "intervalo" na evolução da sexualidade, chama-se fase oral, a primeira fase do desenvolvimento infantil.
* (é na fase de latência, quando a criança começa a ir para escola)

5.Em 1900, no livro A interpretação dos sonhos, Freud apresenta a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. Essa teoria se refere à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas. Analise as afirmações sobre esses três sistemas e assinale a alternativa incorreta:(1/1 Pontos)
a. O consciente é o sistema do aparelho psíquico que recebe, ao mesmo tempo, as informações do mundo interior e do mundo exterior.
b. No consciente destacam-se os fenômenos da percepção do mundo exterior, da atenção e do raciocínio.
c. O superego se origina com o Complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. O conteúdo do superego se refere às exigências sociais e culturais.
d. O inconsciente exprime o conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência.

6.Nesse mecanismo de defesa há a supressão da percepção do que está acontecendo, ou seja, o indivíduo não vê e não ouve o que está acontecendo em determinada situação considerada adversa. É considerado o mecanismo de defesa mais radical, pois suprime a realidade enquanto todos os outros a deformam ou a distorcem. Esse enunciado se refere ao seguinte mecanismo de defesa:(1/1 Pontos)
a. Formação Reativa   b. Projeção   C. RECALQUE d. Negação
*Formação reativa consiste no comportamento oposto,como ódio e superproteção materna
*Projeção é quando se projeta no outro uma característica negativa que é nossa
*Negação é quando se nega que é desorganizado, mais toda a família sabe que a pessoa é.

7.Sobre a descoberta da sexualidade, através dos estudos de Freud, assinale a alternativa incorreta :(1/1 Pontos)
a. A função sexual existe desde o princípio da vida, logo após o nascimento, e não só a partir da puberdade como afirmavam as ideias dominantes da época.
b. No processo de desenvolvimento psicossexual, o bebê, nos primeiros tempos de vida, tem a função sexual ligada à sobrevivência, e, portanto, o prazer é encontrado no próprio corpo.
c. Freud chamou a energia dos instintos sexuais de libido.
d. O período de desenvolvimento sexual, segundo a teoria de Freud, dá-se, apenas, no período da puberdade, onde o sexo está associado, exclusivamente, à reprodução.

8.Sobre a Psicanálise, analise as afirmações abaixo:
I. O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional.
II. Freud chamou de resistência a força psíquica que se opunha a tornar um pensamento consciente, mantendo-o no inconsciente.
III. O inconsciente exprime o conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência. É correto se afirmar em: (1/1 Pontos)
a. I e II, apenas.b. II e III, apenas.c. I e III, apenas.D. I, II E III.

9.O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John Watson, em artigo publicado em 1913, que apresentava o título “Psicologia: como os behavioristas a veem”. Sobre o Behaviorismo, avalie as afirmações abaixo:

I. O comportamento respondente é o que usualmente chamamos de não voluntário e inclui as respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente.
II. Espirrar quando entro num local empoeirado é um exemplo de comportamento respondente.
III. Chamamos de reforço a toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta.
IV. Ouvir música é um exemplo de comportamento reflexo. *(operante)

É correto o que se afirmar em:(1/1 Pontos)
a. I, II,
 III e IV.b. I, II, III, apenas.c. I e II, apenas. d. I, II e IV, apenas.

10.Numa sala de aula de uma escola de ensino fundamental, um professor verifica o dever de casa que passou para seus alunos na semana passada. Os alunos estão dispostos em carteiras individuais enfileiradas e são chamados pelo professor, um a um, para mostrarem o caderno com a atividade realizada. Para os que fizeram o dever de casa, o professor carimba um emoji sorridente; para os que não fizeram, não carimba nada. Após a conferência dos deveres de todos os alunos presentes, o professor anuncia que os que fizeram a atividade receberão um ponto na média final bimestral e que quem não fez perderá o horário do recreio do dia para realizar, em sala, a atividade pendente. A conduta desse professor pode ser corretamente interpretada pela abordagem: (1/1 Pontos)
a. Behaviorista, que preconiza a modelagem do comportamento da criança pelo reforço positivo dos comportamentos adequados e pela extinção dos comportamentos inadequados.
b. Gestáltica, a qual destaca a correção do erro e do controle do comportamento como necessários para que o aluno estabeleça a distinção figura e fundo, criando a boa forma, favorecendo insights e raciocínios específicos sobre os problemas dados na tarefa.
c. Psicanalítica, a qual postula que o modelo de comportamento é internalizado pela criança através das regras e normas sociais representadas e impostas pelo pai, momento em que estrutura sua personalidade, por volta dos 3 a 5 anos de idade quando passa pelo processo do Complexo de Édipo.
d. Comportamental, a qual destaca a correção do erro e do controle do comportamento como necessários para que o aluno estabeleça a distinção figura e fundo, criando a boa forma, favorecendo insights e raciocínios específicos sobre os problemas dados na tarefa.


Nenhum comentário: