sábado, 27 de dezembro de 2008

EMPREENDEDORISMO ESSÊNCIAL

POR QUE SER EMPRESÁRIO?

• Vontade de ser independente, “mandar no seu próprio nariz” ser o patrão em vez de empregado.
• Ganhar muito dinheiro e dedicar mais tempo à família;
• Sair da rotina, realizar outras coisas;
• Provar para si e para os outros sua competência, sua capacidade de abrir e manter um negócio;
• Trabalhar e tirar férias quando quiser;

SACRIFÍCIOS

• Trabalhar 12 a 15 h/dia ao invés de 8 h, como empregado;
• Raramente tiram férias – quando tiram é por pouco dias, mas não esquecem o telefone.
• Às vezes se envolvem tanto com a empresa que diminui, em vez de aumentar, o tempo disponível para a família;
• Em vez de se tornar o “dono do seu nariz”, isto é relativo, visto que se torna dependente de fornecedores, bancos, clientes, funcionários, governo.
• A vontade de ganhar dinheiro depende de competência de gerir seu próprio negócio com efetividade.

DIFICULDADES DAS MPEs

a) Modelo Econômico – As MPEs tem menor influência na formulação do modelo econômico – os técnicos geralmente migram das grandes empresas privadas e carregam os paradigmas adquiridos.
b) Marginalização – Por terem menor representatividade as MPEs tem dificuldades de se enquadrar nos modelos econômicos.
c) Oligopólios – 3 a 4 grandes empresas dividem o mercado entre si, dominam a melhor fatia.
d) Isolamento – As grandes empresas trabalham de mãos dadas os pequenos vêem as correntes apenas como ameaças, jamais como oportunidades.
e) Individualismo – O pequeno resiste à idéia de sociedade é comum no Brasil um sócio querer dominar o outro.
f) Centralização – Desprovido de eficientes instrumentos de controle, o empresário assume postura de desconfiança e medo. Acho que está sendo enganado pelo empregado.
g) Dependência –A baixa disponibilidade de recursos pode prejudicar as relações comerciais.
h) Capitalização – É outra dificuldade, a escassez de capital, pela falta de linhas de financiamento. Modernizar a empresa é um grande desafio.

PERFIL DO EMPREENDEDOR DE SUCESSO

1. Capacidade de assumir riscos – enfrentar desafios
2. Senso de oportunidade – capacidade de identificar momentos propícios para iniciar coisas novas.
3. Liderança – É a capacidade de usar o poder de influência sobre os subordinados, propiciando um clima de motivação, para que as pessoas trabalham satisfeitas.
4. Flexibilidade – É mudar tudo se for preciso, para adaptar sua empresa ás mudanças do ambiente.
5. Visão Global da Organização: Relação cliente interno x externos: bom relacionamento com fornecedores, uma política de responsabilidade social.
6. Atualização – É ter sede de conhecimento, de saber que sempre existirão cisas a entender sobre seu negócio.
7. Organização – É definir onde e como chegar, garantir a execução do planejado, avaliar e corrigir desvios.
8. Espírito Inovador – É possuir várias idéias em andamento, umas em fase de estudo; outras em execução; algumas em prospeção.
9. Criatividade – Conceber idéias e soluções novas sem temer o fracasso, de forma a interagir concretamente na realidade.

MEGATENDÊNCIAS MUNDIAIS GERAM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO.

a) A economia mundial se globaliza: NAFTA, UE, Mercosul, ALCA, rede de informações mundiais.

b) Artes como oportunidades de negócios
- O nº de visitas aos museus tem aumentado mais de 100%;
- Em São Luís novas salas de cinema;
- Netart.

c) Socialismo de Livre Mercado
Os altos custos inviabilizam os serviços prestados pelo estado. Permitiu-se a abertura de empresas e surgiram milhões de empreendedores.

d) Estilo de Vida Global – As pessoas em diversos países vestem os mesmos tipos de roupa, calçados etc.

e) Privatização: O repensar o papel do estado. “Porque é público deve ser o melhor” geram oportunidades de negócios.

f) O pacífico torna-se o Centro Comercial do Mundo 2/3 da população Mundial. A China será a futura potência.

g) Mulheres na Liderança – Nos negócios
• Lojas de congelados e semi-prontos
• Serviços de Limpeza, conservação, Bufês, etc.
• Creches
• Produção de produtos sofisticados de uso de mulher profissionais e executiva.
• Lojas de presentes masculinos.
• Serviços de entrega e atendimento a domicílio.

h) Biologia: Um ciência em ascensão
A biotecnologia pode resolver o problema de fome gerais mais produtivos e restantes às pragas. Aumento do teor protéico dos grãos, aceleração do crescimento dos peixes, aves, bovinos, etc.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS EM BIOTECNOLOGIA

• Consultoria em biotecnologia animal;
• Produção de sementes de cereais, hortaliças, etc.
• Produção de matrizes de gado;
• Produção de hormônios diversos:
• Produção farmacêutica
• Empregos de inseminação artificial e produção de sementes;
• Pesquisas genéticas, clonagem, etc.

i) Despertar Religioso – a força que as religiões estão readquirindo abre novas oportunidades.
• Produção de Livros, discos e fitas;
• Livrarias especializadas;
• Lojas de Discos;
• Palestras, cursos e seminários de iniciação esotérica;
• Palestras e livros sobre temas apocalípticos.

j) O Triunfo do indivíduo
Predomínio supremo do indivíduo sobre o coletivo. O indivíduo tem o controle de que vê e ouve. Ele se liga na rede mundial de informação.
Produção de software e hardware, consultoria em qualidade total e reengenharia, consultoria em informática, produção personalizada, venda de telefones, fax, notbook, etc.

k) Expansão empresarial – Atuação Cooperada
• Franchising ou Franquia
• Terceirização – Transfere as atividades meios
• Point – ventures

FORÇAS COMPETITIVAS

São forças que influenciam na competitividade de qualquer negócio.
1. Barreiras à entrada de Novos empreendedores;
2. Rivalidade entre empregos existentes no negócio;
3. Ameaça de produtos substitutos;
4. O poder da negociação dos futuros clientes;
5. O poder de negociação dos futuros fornecedores.

Os clientes, fornecedores, futuros concorrentes e produtos substitutos competem com as empresas estabelecidas, ou seja, influenciam a heratividade do setor.

FORÇA 1 – BARREIRAS À ENTRADA DE NOVOS EMPREENDEDORES

a) necessidade de produzir/comercializar em larga escala;
b) produtos diferenciados oferecidos pelas concorrentes
c) grande necessidade de capital para investimentos.

FORÇA 2 – RIVALIDADE ENTRE AS EMPRESAS EXISTENTES NO NEGÓCIO.

a) Grande número de concorrente;
b) Estagnação ou crescimento lento do setor;
c) Custos fixos altos;
d) Importância do produto/serviço para o cliente
e) Barreiras para sair do negócio – custo trabalhista, venda de equipamentos etc.

FORÇA 3 – AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS

Quanto mais atrativo o preço dos produtos substitutos, maior a pressão sobre o negócio.

FORÇA 4 – O PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FUTUROS CLIENTES

Quanto mais bem informado é o cliente maior seu poder de negociação.

FORÇA 5- PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES

Os fornecedores aumentam seu poder de negociação à medida que os bens não tem substitutos e que ameaçarão produzir os produtos que os clientes fabricam.

NICHOS DE MERCADO

É a divisão dos mercados em segmentos menores, onde se concentram consumidores com necessidades semelhantes.
Proporciona:
- volume de venda maior
- aumento de vantagens competitivas
- Melhor utilização dos recursos disponíveis
- Garantia de sobrevivência no mercado.

ONDE PROCURAR PELOS NICHOS

1. Consumidores de maior peso no mercado;
2. Consumidores de menor porte;
3. Clientes que estão aumentando as compras;
4. Clientes que estão diminuindo as compras;
5. A localização de seus clientes;
6. Clientes que são mais lucrativos;
7. Clientes que tem sensibilidade a preços;
8. O que é de valor para seus futuros clientes;
9. A freqüência de compra dos clientes;
10. A comunicação que mais atende os futuros clientes;
11. Quem decide a compra – nem sempre quem faz a compra é quem decide.

O QUE É VALOR PARA OS CLIENTES?

Qualidade, atendimento, preço, prazo de entrega, prazo de pagamento, tipo de embalagem, durabilidade, instalações físicas, localização, diversidade de modelos.

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