terça-feira, 1 de dezembro de 2009

DEZ FASES DO CICLO DE VIDA DE UMA EMPRESA ( Ichak Adizes )

Segundo a minha experiência, as organizações evoluem e dissolvem-se segundo uma série de dez fases:
Namoro - O(s) fundador(es) te(ê)m um sonho; idealizam o projeto. Anomalia: Acaba em mero "affair", amor passageiro, e aborta.
Infância - Assumem o risco; orientam-se totalmente para a ação e para a exploração de oportunidades; é a fase de grande voluntarismo dos fundadores e do pessoal. Anomalia: Mortalidade infantil (costuma haver altas taxas em certas áreas de negócio).
Crescimento a todo o vapor - Quando damos o "salto" de crescimento (deixamos de ser pequenotes de calções e toda a gente repara como crescemos); é uma fase de crescimento rápido das vendas e por vezes não se olha ao dente (tende-se a agarrar o que vem à rede). Anomalia: A armadilha da família ou dos fundadores que não querem profissionalizar a gestão face ao "salto" dado e começar a separar o trigo do joio em termos de negócios.
Adolescência - Os resultados do crescimento anterior descontrolado começam a sentir-se e é a boa altura para profissionalizar a gestão em força, sem que os fundadores percam o controle estratégico, mas saibam deixar os profissionais desempenhar o seu papel. Anomalias: Empreendedor falhado (desiste nesta fase); divórcio entre os fundadores (ocorre às vezes); ou envelhecimento precoce.
Apogeu (maturidade) - A idade da razão e do equilíbrio.
Estabilidade - A modorra começa a instalar-se; a área financeira começa a impor o seu lema de orientação para resultados de curto prazo para satisfazer os acionistas ou sócios.
Aristocracia - Não fazer ondas torna-se o modo de vida dos empregados; Sinais exteriores de «show off» tornam-se a regra; a organização entra numa vaga de aquisições, gastando os tostões que amealhou, em vez de incubar novos negócios a partir das suas competências centrais e dos seus quadros.
Recriminação - O declínio acentua-se; todos se recriminam uns aos outros; entra-se na era da caça aos bodes expiatórios; é a melhor situação para o «downsizing».
Burocracia - Se não acaba por morrer na fase anterior, torna-se um dinossauro excelentíssimo, protegido politicamente por falta de concorrência; todos agem de acordo com as normas estabelecidas (play by the book, como dizem os americanos).
Morte - Ponto final.

Nenhum comentário: