segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

ESTRATÉGIA DE ISRAEL PARA DEFENDER SEU POVO

Prof. Esp.em Planejamento Estratégico Alcenisio Técio Leite de Sá
O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, justificou os ataques à Gaza dizendo que a paciência de Israel se esgotou quando o Hamas lançou quase 150 foguetes contra o sul de seu território desde o fim do cessar-fogo de seis meses com o grupo, há dez dias.
Ele afirmou que a ação em Gaza - que ganhou o nome de "Operação Chumbo Grosso" - deve continuar e poderá ser "aprofundada e ampliada, caso necessário". "Nós não temos nada contra o povo de Gaza, mas estamos em uma guerra sem trégua contra o Hamas e seus aliados", afirmou o ministro nesta segunda-feira. Ele disse ainda que o objetivo é terminar com as ações hostis contra os civis israelenses.
"Qualquer outra nação teria feito o mesmo" é o discurso oficial do governo israelense. Apesar da crítica internacional massiva contra a resposta com força desproporcional, é possível perceber a pressão doméstica que o governo sofre pela forma como lida com o Hamas.
'A culpa é do Hamas'
A chanceler israelense, Tzipi Livni, voltou a responsabilizar o Movimento Islâmico de Resistência Hamas pela ofensiva militar israelense contra o território palestino de Gaza. "Eu espero que a comunidade internacional, inclusive todo o mundo árabe, envie uma mensagem clara ao Hamas: ''A culpa é sua. A responsabilidade é sua. São vocês que estão sendo condenados. Vocês não vão obter legitimidade da comunidade internacional dessa maneira. A responsabilidade pelas vidas dos civis em Gaza está em suas mãos''", disse Livni durante entrevista ao programa Meet the Press, da rede norte-americana de televisão NBC.
A ministra disse que conversou no sábado com a secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, e que vem mantendo contato com líderes norte-americanos. Segundo Livni, um dos porta-vozes da Casa Branca, Gordon Johndroe, disse que "essa gente (Hamas) não passa de bandidos, e, por isso, Israel deve defender seu povo contra terroristas como o Hamas".
Em contraste, a Organização das Nações Unidas (ONU), a União Européia e a Rússia exortaram Israel a suspender imediatamente suas operações militares na Faixa de Gaza.
Livni afastou a possibilidade de Israel reocupar o território, de onde o país se retirou em 2006, afirmando que "não é este o objetivo" da ofensiva. Indagada se Tel-Aviv pretende retirar o Hamas à força do poder, Tzipi disse que "não dessa vez" - o Hamas governa o território há um ano e meio. A chanceler espera vencer o linha dura Binyamin Netanyahu para se tornar a próxima primeira-ministra israelense nas eleições de 10 de fevereiro.
Planejamento estratégico de guerra
Diferente da resposta confusa e improvisada que Israel realizou contra o Hezbollah no Líbano, em 2006, a "Operação Chumbo Grosso" teve seis meses de planejamento secreto, segundo correspondentes e analistas ouvidos pelo jornal britânico The Guardian. A preparação mapeou bases e alvos importantes para atingir o âmago do Hamas.

O gabinete da Defesa de Israel se reuniu durante 5 horas no dia 19 de dezembro e deixou o horário do primeiro ataque a ser determinado pelo ministro Ehud Barak.
Armas avançadas
Bombas, muitas e guiadas eletronicamente; mísseis de longo alcance e alta precisão; blindados protegidos por cascos cerâmicos e, aguardando na linha divisória, a poderosa Divisão Barak, tropa de elite do Exército. No ataque iniciado em Gaza há três dias, as forças israelenses estão usando equipamentos novos ou em versões de tecnologuia avançada.
É um sistema integrado. Sob o olho eletrônico do satélite militar Ofek-7 - lançado em julho ao custo de US$ 80 milhões - orbitando no limite de 600 km e enviando fotos, imagens digitais e dados estratégicos de toda a região, os supersônicos americanos F-16 Block 60, os mais novos da linha, lançam bombas inteligentes do tipo GBU-39, dotadas de guiagem a laser e navegação por satélite/GPS de alta definição.
A GBU-39 é uma arma leve, de apenas 113 kg e 1,75 m, com capacidade para transportar o explosivo HE² de alta potência: os 23 kg a bordo da GBU-39 destroem uma casa. A versão de penetração atravessa 90 centímetros de concreto antes da detonação. A Boeing Company, fabricante, iniciou em setembro a entrega de um lote de mil unidades, mais simuladores, documentação técnica e instrução.
Dotada de asas, acionadas depois do lançamento, percorre de 20 km até 110 km em vôo planado para chegar ao alvo. O índice de erro é estimado em pouco mais de 50 centímetros. A capacidade permite que os caças disparem as bombas sem sair do espaço aéreo de Israel.
Não é o único recurso. A Força Aérea emprega artefatos do mesmo tipo, embora uma geração tecnológica mais antiga, de 250 kg a 900 kg, da família Paveway, fornecidos pelos EUA.
De acordo com o Ministério da Defesa israelense, no sábado foi bombardeado um "centro de atividades terroristas" na cidade palestina de Khan Yunis. A operação foi executada por um único F-16 usando um míssil Popeye-4, ar-terra, segundo o porta-voz Avi Benyahou. Desenvolvido conjuntamente pela israelense Rafael e a americana Lockheed-Martin, o Popeye integra dois sistemas de direção: satélite infra-vermelho, um navegador inercial e TV digital. É grande (4,82 m), pesado (1.360 kg), leva 340 kg de explosivos e tem alcance de 78 km. O prédio atingido, aparentemente uma mesquita, foi destruído.
A provável ação terrestre de Israel ficará por conta da Divisão Barak (Raio), denominação oficiosa de uma experimentada tropa de elite. O grupo, formado por 5 mil homens e mulheres, é o mesmo que esteve no sul do Líbano em 2006. Os times de assalto estão equipados com o tanque pesado Merkava IV, um gigante de 65 toneladas e quase 10 metros de comprimento. Redesenhado e com a couraça reforçada por blindagem cerâmica, o Merkava carrega um canhão de 120 mm preparado para disparar munição supersônica e cinética, feita de urânio exaurido. Extra-rígido, o projétil libera, no impacto, energia térmica acima de mil graus. A vanguarda da Barak usa blindados M-113, de 12 toneladas. A bordo, 2 tripulantes e 11 soldados equipados.

HISTÓRICO DO CONFLITO ISRAEL E PALESTINOS

1947 - ONU aprova a partilha da Palestina, com a criação de um Estado judaico e outro árabe. Israel aceita, mas os palestinos e os outros países árabes não
1948 - Israel declara independência e entra em guerra com países árabes. Como resultado do conflito, centenas de milhares de palestinos se tornam refugiados
1949 - Acordo de armistício expande território israelense. Jordânia passa a controlar a Cisjordânia e Jerusalém Oriental. Faixa de Gaza fica com o Egito
1964 - Criada a OLP (Organização Para a Libertação da Palestina)
1967 - Em nova guerra árabe-israelense, Israel derrota os países vizinhos, ocupa a faixa de Gaza e Sinai (Egito), Cisjordânia (Jordânia) e colinas do Golã (Síria)
1973 - Árabes atacam Israel no dia do Yom Kippur, mas são novamente derrotados
1979 - Com a mediação dos EUA, Israel e Egito assinam acordo paz. O Sinai é devolvido aos egípcios, que mantêm a zona desmilitarizada para garantir a segurança dos israelenses
1982 - Israel ocupa Beirute com o apoio de grupos cristãos libaneses para combater Yasser Arafat e seus seguidores palestinos. A OLP é obrigada a sair do território libanês e os israelenses, após o massacre de Sabra e Shatila, recuam para o sul do Líbano
1987-92 - Primeira Intifadah fica simbolizada por jovens palestinos lançando pedras contra tanques israelenses. Hamas é criado e o movimento palestino passa a ter também um caráter religioso
1993 - Israel e OLP se reconhecem mutuamente nos acordos de Oslo, que dá início a um processo que deveria culminar na criação de um Estado palestino. Israelenses, ao longo da década, se retiram de cidades palestinas, mas mantêm assentamentos. OLP tampouco coibi a violência de radicais palestinos que dão início a atentados suicidas
Julho de 2000 - Bill Clinton reúne Arafat e o premiê de Israel, Ehud Barak, para negociar a paz em Camp David. Os palestinos rejeitam proposta israelense para a criação de um Estado palestino por considerá-la inferior às ambições palestinas em relação ao território e à questão dos refugiados. Israel diz que era o máximo que poderiam oferecer
Setembro de 2000 - Começa a segunda Intifadah. Em vez de pedras, palestinos lançam uma série de atentados suicidas que culminam em respostas militares israelenses. Milhares são mortos nos dois lados ao longo dos outros três anos
Fevereiro de 2001 - O conservador Ariel Sharon é eleito premiê
2004 - Israel começa a construir muro para separar o país das áreas palestinas
Novembro de 2004 - Morre Arafat. Mahmoud Abbas é escolhido como sucessor
Setembro de 2005 - Israel completa retirada de assentamentos da Cisjordânia
Janeiro de 2006 - Hamas vence eleições, mas americanos e israelenses não reconhecem o resultado por considerar o grupo terrorista. Grupo islâmico e Fatah intensificam conflito interno palestino
Junho de 2006 - Hamas passa a usar estratégia de atacar Israel com mísseis a partir de Gaza. Militar israelense é seqüestrado. Israel lança mega operação militar contra Gaza que acaba ofuscada por ofensiva do Hezbollah na fronteira norte
Junho de 2007 - Após uma série de tentativas fracassadas de cessar-fogo, Hamas rompe com o Fatah e toma o poder em Gaza. Cisjordânia continua nas mãos do Fatah, que mantém negociações com Israel
Junho de 2008 - Israel e Hamas chegam a acordo para cessar-fogo
Dezembro de 2008 - Grupo palestino rompe trégua e volta a lançar mísseis contra o território israelense. Israel responde com operação militar.

Prof.ADM. Alcenisio Técio leite de Sá : E-Mail: tecioleite@bol.com.br (98) 8849-1570/9973-0047

Nenhum comentário: