terça-feira, 13 de janeiro de 2009

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

O conceito de Estratégia pode ser definido pelo menos sob duas perspectivas diferentes: o que a organização pretende fazer e o que ela realmente faz.
Pela primeira perspectiva, estratégia é o programa amplo para definir e alcançar os objetivos de uma organização e implementar sua missão. Pela Segunda, estratégia é um padrão, isto é, a consistência de um comportamento medido em um período de tempo.
Percebemos que, de modo geral a estratégia implementada é diferente da pretendida originalmente pela organização. Isto ocorre pois as estratégias são sempre criadas sob condições de parcial ignorância, e as informações sobre o passado não garantem as previsões acerca do futuro.
Estratégia não pode ser definida através de processos sistemáticos, estratégia diz respeito a Preferências, escolhas e competições e não a um exercício de lógica aplicada. É uma perspectiva compartilhada a respeito de intenções futuras.
Segundo Oliveira, planejamento estratégico “É a metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela empresa, visando elevar o grau de interações com o ambiente.”.
A Análise estratégica consiste em três partes: objetivos estratégicos, oportunidades e ameaças, e forças e fraquezas.
A hierarquia de visão, missão e objetivos é o que canaliza os esforços dos gestores e empregados na mesma direção.
As finalidades estratégicas têm dois papéis na organização: são ao mesmo tempo o alvo a atingir e o elemento concentrador que permite à organização conquistar o objetivo almejado
A análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ____ conhecida na língua inglesa por SWOT (Strenghness, Weakness, Opportunities, Threats) ___ é caracterizada pelo cruzamento entre as forças e fraquezas internas, com as oportunidades e ameaças externas. É desta análise que depende o sucesso da gestão estratégica. O ambiente é formado pelos recursos exteriores à organização que poderão contribuir para o seu crescimento. Por exemplo: novos clientes podem ser considerados oportunidades do ambiente. Também é do ambiente que se revelam as ameaças das quais a concorrência é a mais relevante. Portanto, para formular estratégias atrativas, os gestores deverão conhecer as capacidades e os limites da sua organização. É daí que emergem as suas forças (ex: mão de obra altamente qualificada) ou as suas fraquezas (ex: sistemas de informação obsoletos).
Uma boa análise estratégica é a base da formulação dos planos para o desenvolvimento de qualquer organização. De maneira geral a estratégia, se subdivide em quatro níveis: funcional, negocial, empresarial e internacional. Estes níveis advêm do fato de que as empresas são compostas por negócios que por sua vez são compostos por funções. O nível internacional existe nas empresas que têm negócios em mais de um país.
A formulação de uma estratégia não implica que ela seja realizada. A implementação da estratégia é o processo de transformar as estratégias pretendidas em estratégias realizadas, e composta por: integração, estrutura organizacional, controle e liderança.
Para a completa realização de qualquer estratégia, são necessárias diversas formas de integração. Uma delas é a integração dos elementos existentes dentro da organização e que são necessários à implementação da estratégia pretendida. Outra forma de integração é ligar as funções aos negócios, os negócios às empresas e as operações internacionais às multinacionais. No entanto, o mais difícil é integrar os objetivos em curto prazo com os objetivos em longo prazo descritos na missão e visão da organização. Portanto, para a implementação de uma estratégia são necessários alguns requisitos entre os quais a delegação de autoridade e o estabelecimento de eficazes canais de comunicação assumem um papel preponderante. É com base nestes requisitos que os gestores estabelecem a estrutura organizativa necessária à implementação.
O controle também assume importância fundamental. Especialmente por estas duas razões: manter os esforços focados no mesmo objetivo e para proceder a ajustes sempre que necessário, devido ao aparecimento de imprevistos.
Outros meios de controle que podem ser usados pelos gestores podem ser prêmios (compensações), regras ou até mesmo a cultura da organização desde que esta que influencie o comportamento dos seus colaboradores.
Na verdade, os lideres são os arquitetos da estrutura organizativa, os engenheiros dos sistemas de controle da organização. São principalmente as forças por detrás da implementação da estratégia. Um bom líder usa a cultura da empresa para levar a cabo as suas visões e para ajustar as idéias de forma a influenciar os comportamentos dentro da organização. Privilegiam a ética transformando-a em um elemento crítico da responsabilidade do líder.
O desafio de se desenvolver ou restabelecer uma estratégia clara é, antes de mais nada, um problema organizacional e depende da liderança. Com tantas forças trabalhando contra a realização de escolhas e trade-offs, a presença de estrutura intelectual que guie a estratégia é necessária para contrabalançar a resistência às mudanças.

Alcenísio Técio Leite de Sá
Adm, e Professor Universitário

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