sexta-feira, 5 de agosto de 2016

PLANO DE ENSINO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL II


PLANO DE ENSINO:DIREITO PROCESSUAL CIVIL II                                                                    Carga horária: 60H


PERFIL DA DISCIPLINA:
Qualificação dos estudantes para o exercício profissional, com capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica; adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;

COMPETÊNCIA/HABILIDADE:
Leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
Interpretação e aplicação do Direito;
Pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
Correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
Utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
Julgamento e tomada de decisões;
Domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
Compreensão adequada e interdisciplinar dos fenômenos políticos, sociais, econômicos, subjetivos e psicológicos, dentre outros, considerando-os na criação, interpretação e aplicação do Direito;
Capacidade de reflexão crítica e sensível, bem como capacidade de abstração metafórica;
Compreensão e interrelacionamento dos fundamentos filosóficos, axiológicos e teóricos do Direito com sua aplicação prática.

EMENTA: Histórico. Recursos. Apelação. Agravo. Embargos de Declaração. Embargos Infringentes. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário. Embargos de Divergência. Remessa Necessária. Mandado de Segurança. Sucedâneos Recursais. Pedido de Reconsideração. Correição Parcial. Reclamação Cível. Reclamação Constitucional. Processo nos Tribunais. Ações Autônomas Impugnativas. Ação Rescisória. Ação Anulatória. Querela Nulitatis.          

OBJETO CONHECIMENTO (CONTEÚDO) ( Temas/assuntos selecionados que serão estudados pelos estudantes a partir dos objetivos)
COMPETÊNCIA/HABILIDADE DA DISCIPLINA - O que busco alcançar com os estudantes no processo educativo – ensino – aprendizagem/conhecimento)
Unidade I – Teoria Geral dos Recursos. (12h)  
1.1 Introdução
1.2 Etimologia e Conceito
1.3 Reformatio in Pejus
1.4 Fundamentos Jurídicos do Recurso
1.5 Natureza Jurídica do Recurso
1.6 Limites dos Recursos
1.7 Principais Espécies de Recursos
1.8 Principais Efeitos dos Recursos
1.9 Pressupostos de Admissibilidade Recursal
1.10 Cabimento
1.11 Adequação
1.12 Competência
1.13 Tempestividade
1.14 Inexistência de Ato Impeditivo ou Extintivo
1.15 Regularidade Procedimental
1.16 Fundamentação
1.17 Capacidade Postulatória
1.18 Preparo
1.19 Protocolização
1.20 Interesse Recursal
1.21 Legitimidade Recursal

II - capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica;
a) leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
b) interpretação e aplicação do Direito;
c) pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
d) Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
III - adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;
d) adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
i) compreensão adequada e interdisciplinar dos fenômenos políticos, sociais, econômicos, subjetivos e psicológicos, dentre outros, considerando-os na criação, interpretação e aplicação do Direito;
j) capacidade de reflexão crítica e sensível, bem como capacidade de abstração metafórica;
k) compreensão e interrelacionamento dos fundamentos filosóficos, axiológicos e teóricos do Direito com sua aplicação prática.

Unidade II – Agravo. (6h)  
2.1 Etimologia e Conceito
2.2 Agravo de Instrumento
2.3 Agravo Retido
2.4 Agravo Regimental

II - capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica;
a) leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
b) interpretação e aplicação do Direito;
c) pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
d) Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
III - adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;
d) adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
i) compreensão adequada e interdisciplinar dos fenômenos políticos, sociais, econômicos, subjetivos e psicológicos, dentre outros, considerando-os na criação, interpretação e aplicação do Direito;
j) capacidade de reflexão crítica e sensível, bem como capacidade de abstração metafórica;
k) compreensão e interrelacionamento dos fundamentos filosóficos, axiológicos e teóricos do Direito com sua aplicação prática.

Unidade III – Embargos de Declaração. (3h)   
3.1 Introdução
3.2 Pressupostos Específicos dos Embargos de Declaração
3.3 Principais Pressupostos Gerais Objetivos dos Embargos de Declaração
3.4 Efeitos dos Embargos de Declaração
3.5 Procedimento dos Embargos de Declaração

II - capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica;
a) leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
b) interpretação e aplicação do Direito;
c) pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
d) Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
III - adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;
d) adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
i) compreensão adequada e interdisciplinar dos fenômenos políticos, sociais, econômicos, subjetivos e psicológicos, dentre outros, considerando-os na criação, interpretação e aplicação do Direito;
j) capacidade de reflexão crítica e sensível, bem como capacidade de abstração metafórica;
k) compreensão e interrelacionamento dos fundamentos filosóficos, axiológicos e teóricos do Direito com sua aplicação prática.

Unidade IV – Apelação. (6h)   
4.1 Etimologia e Conceito
4.2 Principais Pressupostos de Gerais Objetivos da Apelação
4.3 Efeitos da Apelação
4.4 Procedimento da Apelação

II - capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica;
a) leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
b) interpretação e aplicação do Direito;
c) pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
d) Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
III - adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;
d) adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
i) compreensão adequada e interdisciplinar dos fenômenos políticos, sociais, econômicos, subjetivos e psicológicos, dentre outros, considerando-os na criação, interpretação e aplicação do Direito;
j) capacidade de reflexão crítica e sensível, bem como capacidade de abstração metafórica;
k) compreensão e interrelacionamento dos fundamentos filosóficos, axiológicos e teóricos do Direito com sua aplicação prática.

Unidade V – Embargos Infringentes. (3h)   
5.1Etimologia e Conceito
5.2 Pressupostos Específicos dos Embargos Infringentes
5.3 Principais Pressupostos de Gerais Objetivos dos Embargos Infringentes
5.4 Efeitos dos Embargos Infringentes
5.5 Procedimento dos Embargos Infringentes

II - capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica;
a) leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
b) interpretação e aplicação do Direito;
c) pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
d) Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
III - adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;
d) adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
i) compreensão adequada e interdisciplinar dos fenômenos políticos, sociais, econômicos, subjetivos e psicológicos, dentre outros, considerando-os na criação, interpretação e aplicação do Direito;
j) capacidade de reflexão crítica e sensível, bem como capacidade de abstração metafórica;
k) compreensão e interrelacionamento dos fundamentos filosóficos, axiológicos e teóricos do Direito com sua aplicação prática.

Unidade VI – Embargos de Divergência. (3h)    
6.1 Fundamento Jurídico dos Embargos de Divergência
6.2 Pressupostos Específicos dos Embargos de Divergência
6.3 Principais Pressupostos de Gerais Objetivos dos Embargos de Divergência
6.4 Efeito dos Embargos de Divergência
6.5 Procedimento dos Embargos de Divergência

II - capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica;
a) leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
b) interpretação e aplicação do Direito;
c) pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
d) Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
III - adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;
d) adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
i) compreensão adequada e interdisciplinar dos fenômenos políticos, sociais, econômicos, subjetivos e psicológicos, dentre outros, considerando-os na criação, interpretação e aplicação do Direito;
j) capacidade de reflexão crítica e sensível, bem como capacidade de abstração metafórica;
k) compreensão e interrelacionamento dos fundamentos filosóficos, axiológicos e teóricos do Direito com sua aplicação prática.

Unidade VII – Recurso Ordinário. (3h)    
7.1 Pressuposto Específico do Recurso Ordinário
7.2 Principais Pressupostos de Gerais Objetivos do Recurso Ordinário
7.3 Procedimento do Recurso Ordinário

II - capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica;
a) leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
b) interpretação e aplicação do Direito;
c) pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
d) Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
III - adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;
d) adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
i) compreensão adequada e interdisciplinar dos fenômenos políticos, sociais, econômicos, subjetivos e psicológicos, dentre outros, considerando-os na criação, interpretação e aplicação do Direito;
j) capacidade de reflexão crítica e sensível, bem como capacidade de abstração metafórica;
k) compreensão e interrelacionamento dos fundamentos filosóficos, axiológicos e teóricos do Direito com sua aplicação prática.

Unidade VIII – Recurso Especial. (6h)    
8.1 Pressuposto Específico do Recurso Especial
8.2 Principais Pressupostos de Gerais Objetivos do Recurso Especial
8.3 Efeito do Recurso Especial
8.4 Procedimento do Recurso Especial

II - capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica;
a) leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
b) interpretação e aplicação do Direito;
c) pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
d) Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
III - adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;
d) adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
i) compreensão adequada e interdisciplinar dos fenômenos políticos, sociais, econômicos, subjetivos e psicológicos, dentre outros, considerando-os na criação, interpretação e aplicação do Direito;
j) capacidade de reflexão crítica e sensível, bem como capacidade de abstração metafórica;
k) compreensão e interrelacionamento dos fundamentos filosóficos, axiológicos e teóricos do Direito com sua aplicação prática.

Unidade IX – Recurso Extraordinário. (6h)    
9.1 Introdução
9.2 Pressuposto Específico do Recurso Extraordinário
9.3 Principais Pressupostos de Gerais Objetivos do Recurso Extraordinário
9.4 Efeito do Recurso Extraordinário
9.5 Procedimento do Recurso Extraordinário

II - capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica;
a) leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
b) interpretação e aplicação do Direito;
c) pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
d) Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
III - adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;
d) adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
i) compreensão adequada e interdisciplinar dos fenômenos políticos, sociais, econômicos, subjetivos e psicológicos, dentre outros, considerando-os na criação, interpretação e aplicação do Direito;
j) capacidade de reflexão crítica e sensível, bem como capacidade de abstração metafórica;
k) compreensão e interrelacionamento dos fundamentos filosóficos, axiológicos e teóricos do Direito com sua aplicação prática.

Unidade X – Ação Rescisória. (12h)    
10.1 Introdução
10.2 Conceito
10.3 Petição Inicial
10.4 Competência
10.5 Legitimidade
10.6 Pedidos
10.7 Valor da Causa
10.8 Condição Específica
10.9 Prescrição
10.10 Procedimento da Ação Rescisória

II - capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica;
a) leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
b) interpretação e aplicação do Direito;
c) pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
d) Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
III - adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;
d) adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
g) julgamento e tomada de decisões;
h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
i) compreensão adequada e interdisciplinar dos fenômenos políticos, sociais, econômicos, subjetivos e psicológicos, dentre outros, considerando-os na criação, interpretação e aplicação do Direito;
j) capacidade de reflexão crítica e sensível, bem como capacidade de abstração metafórica;
k) compreensão e interrelacionamento dos fundamentos filosóficos, axiológicos e teóricos do Direito com sua aplicação prática.

Procedimentos Metodológicos
 A metodologia de ensino se baseia em aulas expositivas dialogadas, utilizando a leitura de textos previamente delimitados e oficinas pedagógicas voltadas para a solução e o estudo de casos. Realização de exercícios práticos escritos ou orais, leitura e discussão de textos, pesquisas individuais e em grupo e seminários orientados. A participação do aluno se dará através da participação ativa nas tarefas integradoras de caráter independente e coletivas (oficinas) solicitadas e supervisionadas ao longo do desenvolvimento da disciplina.

Recursos Didáticos
Sala de aula convencional;
Laboratório de informática;
Data-show e computador;
Quadro brando e pincel;
Revistas (artigos científicos) e livros.

Avaliação da Aprendizagem
Apresentação de seminários;
Participação ativa nas atividades da disciplina;
Postura ética na condução das atividades.
Provas escritas individuais;
Trabalhos individuais e em grupo.

De conformidade com a Resolução CEPE nº. 019/20013.

Bibliografia Básica
ASSIS, Araken de. Manual dos Recursos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.
CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de Direito Processual Civil, V. 2. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014.
GRECO FILHO, Vicente. Direito Processual Civil Brasileiro, V. 2. São Paulo: Saraiva, 2014.


Bibliografia Complementar
BRAGA, Paula Sarno; DIDIER JR., Fredie; OLIVEIRA, Rafael. Curso de Direito Processual Civil. Vol. 2. 9. ed. São Paulo: Juspodivm, 2014.
DESTEFENNI, Marcos. Manual de Processo Civil. São Paulo: Saraiva, 2014.
MONTENEGRO FILHO, Misael.   Curso e Direito Processual Civil. V. 2: Teoria Geral dos Recursos em Espécie e Processo de Execução. São Paulo: Atlas, 2012.
NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de Direito Processual Civil - Volume Único. São Paulo: Método, 2014.
THEODORO JR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil - Vol. II. 49. ed. São Paulo: Forense, 2014.


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